Grupo Aço Cearense celebra Dia Nacional dos Profissionais da Educação apoiando projetos e instituições educacionais

No dia de 6 de agosto é celebrado o Dia Nacional dos Profissionais de Educação, marcando um momento de valorização e de reconhecimento para os funcionários da área. Acreditando que a educação é o melhor meio possível para mudar o mundo, o Grupo Aço Cearense reconhece e parabeniza todos os profissionais que se dedicam ao ensino no país. Assim, o Grupo apoia e financia inúmeras ações com foco na promoção da educação.

Entre os projetos que o Grupo Aço Cearense promove está o EducaAço, que possibilita a conclusão do ensino fundamental e médio, de forma gratuita, para seus colaboradores. Em parceria com o SESI, a Aço Cearense Industrial recebe, uma vez por semana, professores na empresa, em salas equipadas com multimídia e material didático incluso. Além disso, os colaboradores da Aço Cearense Comercial também podem ir até à Associação de Cegos do Estado do Ceará, parceira do Grupo, para ter aulas todos os dias. Todos os alunos recebem da empresa o material didático, bem como auxílio transporte e fardamento. O projeto EducaAço funciona nas empresas desde 2013 e já beneficiou 414 colaboradores.

O Grupo Aço Cearense também promove, anualmente, em todas as suas empresas (Aço Cearense Industrial, Aço Cearense Comercial, SINOBRAS e SINOBRAS Florestal) o Projeto Educacional. Realizado desde 2010, o projeto tem o objetivo de sensibilizar os filhos dos colaboradores sobre a importância e a valorização da educação no período escolar. Podem participar do projeto os estudantes de escolas públicas e privadas que obtiverem média final geral a partir de 8,0 no ano letivo. Os alunos inscritos, que alcançam essa média, ganham certificado, material escolar de apoio aos estudos e participam de uma experiência de inovação para potencializar seus conhecimentos.

O Instituto Aço Cearense, que atua nas questões sociais do Grupo, também apoia várias instituições no Pará e no Ceará, com foco na educação. Segundo Rosemeire Matos, presidente do Instituto Aço Cearense, entre as iniciativas destaca-se a Junior Achievement, uma associação internacional, sem fins lucrativos, fundada em 1919 nos Estados Unidos e presente em 124 países. “A associação tem por objetivo a construção de uma nova cultura na educação escolar e acadêmica e oferece recursos para que o jovem se torne um empreendedor. Foi fundada no Ceará, em março de 2005, com sede em Fortaleza, e oferece uma grade de 25 programas educativos voltados para o empreendedorismo, beneficiando crianças, adolescentes e adultos em todo o Ceará. Mais de 132 mil jovens e 3.300 voluntários já passaram pela instituição e a sua tecnologia social já beneficiou 71 municípios do Ceará”, explica a presidente.