HGWA é a única unidade da rede pública em Fortaleza a manter acreditação em excelência
O Hospital Geral Dr. Waldemar Alcântara (HGWA), da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), administrado pelo Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH), manteve a acreditação Nível 3 – com Excelência. A avaliação foi feita pela Organização Nacional de Acreditação (ONA).
O equipamento faz parte da lista dos 35 hospitais públicos brasileiros com o título máximo. Em Fortaleza, é o único com esta certificação. A visita das avaliadoras, do Instituto Qualisa de Gestão (IQG), ocorreu de forma presencial em agosto, após dois anos no formato on-line. Na ocasião, foram analisados todos os setores da unidade, da assistência ao apoio.
Promover e fortalecer padrões de qualidade e segurança na assistência em saúde são alguns dos requisitos fundamentais para a acreditação hospitalar. Dentre os benefícios da certificação, estão: redução de custos; aprimoramento e melhoria constante dos procedimentos; maior integração entre os setores; e credibilidade. O processo é revisto periodicamente para estimular a melhoria contínua dos serviços. A próxima avaliação está prevista para 2023.
Para o diretor-geral do HGWA, Denys Briand, o sentimento é de satisfação e orgulho. Ele pontua que o resultado é a soma do esforço e trabalho das equipes durante todo o ano. “Cuidar do paciente é a nossa principal meta. A qualidade desse cuidar soma-se à competência e à melhoria contínua dos nossos colaboradores, indo ao encontro do nosso propósito: transformar a saúde para o bem-estar social”, afirma o gestor.
Duas décadas de assistência
O HGWA completa 20 anos de fundação no dia 26 de dezembro deste ano. A instituição foi criada com a finalidade de prestar serviços de saúde de qualidade em nível secundário a pacientes do Serviço Único de Saúde (SUS) referenciados por unidades públicas terciárias do Ceará. A visão de futuro do equipamento é consolidar um modelo de gestão hospitalar inovador e pioneiro, tornando-se referencial de excelência na prestação de serviços de saúde no Brasil.