TV News

Homenagem aos pediatras marca retorno dos atendimentos às crianças no HGWA

Pediatras do Hospital Geral Dr. Waldemar Alcântara (HGWA), unidade da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), receberam uma placa simbólica em homenagem ao trabalho exercido durante os atendimentos Covid-19. A ocasião também marcou o retorno das duas clínicas pediátricas do hospital. Na última terça-feira (27), comemorou-se o Dia do Pediatra, profissionais que cuidam não só dos pequenos, mas de toda a estrutura familiar.

Durante o aumento de casos do coronavírus no Estado, os atendimentos às crianças precisaram ser suspensos, dando espaço para os casos de Covid-19 em adultos. Com a mudança, os médicos pediatras passaram a realizar as ligações para familiares de pacientes internados no HGWA, repassando os boletins médicos. Os especialistas também consolidaram o Núcleo Interno de Regulação Médica (NIR). Outros profissionais passaram a atuar na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) adulto, antes pediátrica.

O diretor-geral do HGWA, Denys Briand, ressaltou a atuação de toda a equipe e a importância do trabalho que foi dado nos dias de “luta, abdicação e resiliência”, como diz trecho da placa. “A mobilização foi percebida em todo o hospital. A Pediatria exerceu um belíssimo trabalho, fonte de muitos elogios por parte dos nossos usuários, e foram além. Eles fazem parte de um importante núcleo e temos muito orgulho em tê-lo. Sabemos que esse é um local que enxergamos com tanta alegria, onde passamos muitas vezes mais tempo aqui do que com nossas famílias”, disse.

A coordenadora do setor, a médica Lorena França, explica que, a partir de agora, os atendimentos retornam, como já eram feitos anteriormente, com o aceite de até 66 pacientes repassados via Central de Regulação do Estado.

“Estamos muito felizes com esse retorno. A Pediatria vai além do paciente. A gente cuida da criança, mas também do pai, da mãe e da família. Exige muita sensibilidade e dedicação”, pontuou a médica. “A gente tem uma habilidade muito gratificante até de reconhecer os sinais e sintomas em pacientes bem pequenos, que muitas vezes não sabem dizer o que sentem. Agora, com esse retorno, o sentimento é de alegria, dever cumprido pelo o que passamos e prontos para continuar a missão”.

Elogios
A forma sensível de se comunicar foi motivo de diversos elogios aos profissionais da Pediatria registrados pela Ouvidoria ao setor de Comunicação, ligado ao Núcleo de Gestão e Segurança do Paciente (Nugesp). Ele foi criado com o objetivo de articular uma força-tarefa para realizar as ligações aos familiares de internados por Covid-19. O contato, realizado diariamente, era uma fonte de conforto, de repasse de informações e que muitas vezes também serviram de escuta para quem estava do outro lado da linha.