Homens são maioria esmagadora na Assembleia Legislativa do Ceará; novos nomes femininos buscam espaço na política
Ocupando 40 das 46 cadeiras da Assembleia Legislativa do Ceará, os homens continuam com predominância na Casa. No entanto, nomes estreantes da política, prometem mudar o cenário no Estado.
Juliana Lucena é candidata à Deputada Estadual pelo Partido dos Trabalhadores (PT). Filha do prefeito de Limoeiro do Norte, José Maria Lucena, traz da família a experiência de uma vida dedicada às causas públicas, sendo a mãe, Arivan Lucena, ex-prefeita da cidade.
“Aprendi em casa que a generosidade é uma das principais virtudes de um ser humano. Cresci acompanhando meus pais na vida pública e decidi que quero construir uma trajetória alicerçada nos princípios de integridade, respeito e solidariedade”, afirma a candidata.
Advogada por formação, a ex-secretária municipal de Limoeiro do Norte filiou-se ao PT pouco antes do ex-governador Camilo Santana sair da titularidade da pasta, o nome dela foi escolhido pessoalmente por ele para compor o time de candidatos do partido no Ceará.
“Receber o convite diretamente de uma figura pública tão representativa para o nosso Estado me deu mais força para perceber o tamanho da missão que tenho à frente do povo limoeirense e cearense neste ano de 2022”, explica Juliana.
Uma pesquisa realizada pela Universidade de Cambridge e citada pelo jornal Folha de São Paulo, aponta que legisladoras mulheres são mais propensas a defender políticas que apoiam a educação e a saúde. Essas, inclusive, são bandeiras prioritárias para Lucena, a advogada foi motivada após uma experiência na gestão atual de Limoeiro, na qual conseguiu bons resultados.
“Quem pode melhor falar sobre como está a saúde e como estava, é o povo. Hoje, a saúde do município é referência no Ceará, principalmente na pandemia, quando as outras cidades vinham para ver como Limoeiro estava fazendo ”, expressou Juliana Lucena ao falar sobre a experiência de gestão como secretária municipal.