Hospital São Camilo completa 50 anos
O Hospital São Camilo Fortaleza completa 50 anos neste domingo, 27, e anuncia a meta principal da unidade, de continuar investindo na qualidade e segurança de seus processos, além da busca por uma certificação internacional.
“Queremos melhorar o serviço e a satisfação dos clientes e, sobretudo a segurança da assistência, que é algo fundamental para quem presta serviço de saúde”, afirma Aldenis Machado, diretor administrativo do hospital.
Inaugurado em 1972 como Hospital Cura d’Ars, tornou-se referência de maternidade no estado até o início dos anos 1980. Nos anos 2000, a gestão do hospital passou a ser feita pela Sociedade Beneficente São Camilo, iniciando seu processo de modernização e começo da atuação em outras atividades, além do atendimento de outras especialidades. Hoje, o hospital tem cerca de 1.500 funcionários diretos, entre médicos e parceiros, além de empresas terceirizadas; 240 leitos, uma nova dinâmica no Pronto Atendimento, 60 leitos de UTI, um Centro de Especialidades Médicas e serviços de Diagnóstico e Tratamento, e atende mais de 20 especialidades diferentes, a exemplo da neurologia, ortopedia e traumatologia, clínica médica, obstetrícia, cardiologia, urologia e outros.
“Comemorar 50 anos de funcionamento, é muito além de simplesmente festejar um jubileu. É celebrar milhares de vidas salvas, rememorar quanta dor foi aliviada e sobretudo, agradecer a todos que hoje e no passado, dedicam e dedicaram seu tempo e sua vida a todos os pacientes que recorreram ao Hospital São Camilo Fortaleza”, acrescenta Aldenis.
“Desde que os idealizadores do Hospital Cura d’Ars, Monsenhor Mourão e Monsenhor Camurça, na companhia de seus pares, decidiram iniciar essa obra, lá nos idos de 1956, muita coisa teve de evoluir para acompanhar as novas demandas da sociedade. O hospital realizou grandes ampliações e, sobretudo, passou a prestar serviços de maior complexidade, como transplantes de medula, de rim e fígado, cirurgias cardíacas e atendimento a pacientes graves de Covid-19, mais recentemente”, compartilha o diretor.
Um dos principais diferenciais do hospital é o número de especialidades na emergência, como atendimento de clínica médica, ortopedia e traumatologia, obstetrícia, neurologia, cardiologia e cirurgia geral. “Um dos nossos maiores patrimônios são nossos colaboradores. Eles fazem todo o diferencial em nossa assistência. Temos os princípios camilianos presentes na cultura de nossos colaboradores e em todas as nossas ações, como a espiritualidade, a ética, o alívio do sofrimento do outro, o crescimento profissional e a sustentabilidade”, ressalta Madison Mont’ Alverne, diretor técnico do Hospital São Camilo Fortaleza.