Hospital São Carlos inicia campanha Julho Amarelo e faz alerta sobre as hepatites virais
O mês de julho é conhecido como o período de reforço às ações de vigilância, prevenção e controle das hepatites virais. Nesse sentido, o Hospital São Carlos inicia a campanha Julho Amarelo, alertando sobre as causas das doenças, bem como o seu tratamento.
A hepatite viral é uma infecção que atinge o fígado, causando alterações leves, moderadas ou graves. Na maioria das vezes são infecções silenciosas, ou seja, não apresentam sintomas. Entretanto, quando presentes, podem se manifestar como: cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras.
As hepatites virais mais comuns são causadas pelos vírus A, B e C. Existem ainda, com menor frequência, o vírus da hepatite D (mais comum na região Norte do país) e o vírus da hepatite E, que é menos frequente no Brasil, sendo encontrado com maior facilidade na África e na Ásia.
O avanço da infecção compromete o fígado sendo causa de fibrose avançada ou de cirrose, que podem levar ao desenvolvimento de câncer e necessidade de transplante do órgão
A equipe do Hospital alerta que o diagnóstico e o tratamento precoces podem evitar os quadros clínicos citados acima. É importante buscar aconselhamento médico adequado para o encaminhamento diagnóstico e eventual orientação terapêutica.