Hospital Unimed comemora 21 anos como o hospital mais lembrado pelos fortalezenses segundo pesquisa Anuário Datafolha Top of Mind

O Hospital Unimed, maior hospital do Ceará em número de leitos e o maior do sistema Unimed no Brasil, completou 21 anos, na última segunda-feira (21/09), sendo eleito pela pesquisa Anuário Datafolha Top of Mind, o hospital mais lembrado pelos fortalezenses. Dos 505 entrevistados, em levantamento feito entre os dias 1º e 6 de junho de 2020, 13,6% citaram o Hospital Unimed como a primeira marca que vem à cabeça quando perguntados sobre a categoria Hospital. Na última edição da pesquisa, realizada em 2016, o Hospital Unimed figurou na segunda colocação.

Para a diretora geral do Hospital Unimed, Dra. Fernanda Colares, esse resultado é consequência do trabalho constante de uma equipe de excelência com médicos cooperados e colaboradores que, juntos, trabalham diariamente para manter o hospital como referência nacional em procedimentos de alta complexidade. “Avaliamos também que seja consequência dos constantes investimentos feitos pela Unimed Fortaleza para modernização do hospital e para a melhora do atendimento aos seus clientes e por sermos um equipamento multidisciplinar, que atende às mais diversas especialidades, como pediatria, oncologia, cardiologia, obstetrícia, dentre outras”, complementa.

Além disso, segundo a diretora geral do Hospital Unimed, a atuação da diretoria da Unimed Fortaleza em conjunto com a gestão da unidade nesse período da pandemia da Covid-19 evidenciou ainda mais a representatividade e importância do equipamento para Fortaleza, bem como para o Ceará como um todo. “O Hospital Unimed foi essencial para o atendimento ao paciente Covid, aumentando ainda mais a sua capacidade de atendimento, tanto em leitos clínicos, quanto de UTI. Em nenhum momento ele fechou suas portas ou deixou de atender um paciente que precisasse. Isso reflete todo o trabalho que vem sendo feito para ampliar e melhorar a estrutura física, com as obras do Plano Diretor, a qualidade e segurança da assistência com a Certificação Candense Qmentum e o foco na experiência do cliente, como demonstrado no início da nossa jornada para a certificação Planetree”, reforça Dra. Fernanda.

Nesse sentido, com o objetivo de oferecer um melhor atendimento para seus clientes, bem como um melhor ambiente de trabalho para seus colaboradores e médicos cooperados, a Unimed Fortaleza vem investindo ano a ano na estrutura do Hospital Unimed. Atualmente, a unidade está passando por uma série de intervenções propostas pelo Plano Diretor de Infraestrutura do Hospital Unimed, iniciado em 2019. O investimento total do projeto, que tem prazo para finalização em 2024, é de aproximadamente R$ 38,5 milhões.

Plano Diretor de Infraestrutura do Hospital Unimed

O programa de projetos do Plano Diretor de Infraestrutura do Hospital Unimed executou em 2019 e 2020 obras de grande relevância para o hospital, como: adequação do estar médico da Emergência; adequação da área de admissão e internação; reestruturação da UTI Pediátrica, ampliando leitos e modernizando-a para atendimentos de adultos, caso necessário; ampliação da área de Ginecologia e Obstetrícia da Emergência; implantação de um Consultório de Segmentos; adequação do consultório da Traumatologia e sala de gesso da Emergência; implantação de IT Médico no Centro Cirúrgico; ampliação da Urgência com a implantação de salas para estabilização de pacientes graves e com politraumas; e implantação de uma área técnica para laboratório.

Também, estão previstos, ainda para o ano de 2020, a conclusão dos projetos da área da Experiência do Cliente, que irá centralizar os principais serviços e humanizar cada vez mais o atendimento a familiares e pacientes; implantação de um vestiário de barreira do Centro Cirúrgico; reestruturação da área da Farmácia Clínica; e início da Implantação da área da Ressonância Magnética e modernização dos elevadores, tendo suas conclusões no primeiro semestre de 2021.

Para o próximo ano também, estão previstas as obras de reestruturação do 9º Pavimento, estacionamento e recepção principal; implantação de um Espaço Ecumênico; ampliação do modelo de atendimento focado na Saúde Integral e da Unimed Urgente; retrofit da fachada; adequação dos vestiários dos colaboradores; construção das áreas de acolhimento e convivência para os médicos e área de convivência para os colaboradores; reforma geral da Urgência; e revitalização do Centro de Imagem.

A construção do Hospital Materno Infantil, com previsão de inauguração para o final de 2021, também promoverá mudanças no Hospital Unimed, fazendo com que ele ganhe cerca de 100 novos leitos e ampliará serviços assistenciais, como por exemplo de infusão. O novo hospital irá atender a maior parte das demandas dos públicos materno e infantil, permitindo que alguns setores que hoje atendem esses pacientes no Hospital Unimed sejam utilizados para a ampliação de outras áreas do hospital.

Sobre o Hospital Unimed

O Hospital Unimed é o maior hospital do Ceará em número de leitos e o maior do sistema Unimed no Brasil. São 336 leitos no total (UTI e unidades abertas – apartamentos e enfermarias) voltados para atendimentos adulto e pediátrico, além de centros cirúrgicos, centro de infusão de medicamentos, centro obstétrico, centro de imagem e laboratório, posto de coleta de leite humano, agência transfusional, SADT Cárdio (Serviço de Apoio Diagnóstico Terapêutico) e farmácia oncológica (quimioterápica). Pelas suas boas práticas em segurança do paciente, o Hospital possui, desde 2012, certificação internacional. Inicialmente pela Acreditação Internacional Canadense e, desde 2016, é certificado com o nível máximo (categoria diamante) de Acreditação Hospitalar na metodologia Qmentum, concedida pelo Instituto Qualisa de Gestão (IQG), seguindo no grupo de elite de hospitais avaliados no Brasil e no mundo.