Moda

I° Edição do Remexido discute moda, consumo e sustentabilidade com importantes nomes do setor

Hoje e amanhã (sexta e sábado), a Katu Soluções Criativas em parceria com a Coordenadoria Especial de Juventude de Fortaleza realizam o 1° Remexido, evento que promete debater as questões mais atuais sobre a indústria da moda e seus impactos ambientais. 

A ocasião marca o início das atividades da Escola de Moda da Juventude que será lançada oficialmente amanhã (25), sob a coordenação de Davi Gomes. O Remexido será um seminário no formato híbrido, unindo palestras virtuais e mesas redondas presenciais que acontecerão no teatro do Cuca Mondubim para plateia de até 100 pessoas, seguindo os protocolos de segurança da Covid-19. A transmissão acontece através do canal do Youtube JuvTV, a partir das 19h, e busca atrair a participação de estudantes, profissionais e envolvidos no setor de moda que procuram oportunidades de capacitação e formação em moda, inovação e sustentabilidade.

Na programação, palestras com nomes reconhecidos nacionalmente no debate sobre moda a sustentabilidade como André Carvalhal (RJ) e Júlia Asche (SP). André é autor, apresentador, escritor, consultor, palestrante nas áreas de marketing, tendências de comportamento, moda e sustentabilidade. Tem livros publicados no Brasil “Moda com propósito: Manifesto pela grande virada (2016), Viva o fim: Almanaque de um novo mundo (2018), A moda imita a vida (2020) e Como salvar o futuro – Ações para o presente. Também é colaborador de conteúdo para revista da Gol e Carta Capital. Júlia é designer, articuladora social da Rede Design Possível e fundadora da Rede Articulando com pesquisa e trabalhos na área de Meio Ambiente e Sociedade.

Já as mesas redondas reúnem profissionais e pesquisadores de Fortaleza que movimentam a cena e a produção local, como David Lee, Marina Bitu, Raquel Bastos (Professora de Moda da Unifor), Raquel e Larissa Praxedes (Elabore – Loja Colaborativa), Gabriel Baquit (BABA e BABA Lab), Emanuelle Kelly (Professora de Moda da UFC) e Silvania de Deus (Atelier da Sil), Davi Sombra (Empresário, Professor de Moda e Estilista) e Guilherme Carvalho (4Town). A curadoria dos convidados e a mediação do evento ficou por conta de Davi Sombra, empresário, estilista e professor de moda no Senac/SP.

            O Remexido também vai promover uma campanha de arrecadação de roupas e itens de higiene para a Casa Transformar, que trabalha com acolhimento de pessoas LGBTQIA+. A Ong fica no bairro Siqueira e (r)existe desde novembro de 2017 sem nenhum apoio financeiro público. A casa também profissionaliza através de cursos, oficinas, workshops e direciona para o mercado de trabalho.

Por que discutir moda e meio ambiente?

A crise ambiental, os problemas decorrentes da superprodução e do super consumo nos fazem refletir sobre o quanto a indústria e a sociedade caminham para um ponto onde é necessário refletir melhor sobre nossas escolhas e que mundo queremos para o futuro. Nesse contexto, a indústria da moda representa um dos maiores desafios em relação às consequencias negativas da nossa relação com o mundo.

O estado do Ceará possui um destaque ímpar na produção de vestuário e moda no país e representa uma das maiores forças econômicas da região há tempos. Desde o valor do artesanato local, sua atuação como pólo produtivo atende diversos outros estados do Brasil e também se estabele como local do primeiro curso superior na área de moda no país. Espaço para eventos como Dragão Fashion, Maraponga Mart Moda e outros são terra fértil para criativos e empreendedores que sonham em atuar neste segmento.

PROGRAMAÇÃO:
 
 Dia 24 (sexta) 

Tá na Moda! Com André Carvalhal (RJ)
 
 
Moda e Sustentabilidade – Reflexão sobre as atuais práticas e principais desafios que o setor de moda enfrenta em relação ao paradigma produtivo que vivemos e questões que relacionam a cadeia produtiva, a prática criativa e sustentabilidade. 


 Mesa Redonda – 
Com David Lee, Marina Bitu e Guilherme Carvalho. 

Mediação: Raquel Bastos 

Tema: Estilistas Cearenses e os desafios de empreender no setor local e nacional


 
 Dia 25 (sábado) 

Vai virar Moda! Com Julia Asche (SP)

Exemplos e estudos de casos com novos horizontes para a criação de outros “modos de fazer moda.”
 
 
Mesa Redonda – 
Raquel e Larissa Praxedes, Gabriel Baquit e Silvania de Deus.

Mediação: Emanuelle Kelly

Tema: Cadeia Produtiva e colaboração. Representantes de coletivos e pequenos produtores de moda atuando no mercado 


 SERVIÇO:

I° Remexido – Moda e Sustentabilidade

Quando: 24 e 25 de Setembro

Das 19h às 21h

Transmissão: Youtube/JuvTVAby Rodrigues
Assessoria de Comunicação e Imprensa – Fortaleza/CE
Contato: (85) 98198.4692