Moda

ID:Rio agita Niterói com muita moda, shows, cultura e criatividade em primeiro dia de festival

Evento segue até domingo (29) com ampla programação multicultural

Criado em 2021 por Helena Silveira e Cláudio Silveira, responsáveis pelo tradicional DFB Festival (CE), o ID:Rio tem como missão atuar diretamente em prol do impulsionamento da energia criativa do trade da moda do estado do Rio de Janeiro. Entre as novidades de sua segunda edição, a maior é a ampliação de sua programação, 100% gratuita, que antes era baseada em Niterói e agora chega à capital do Estado.

O festival ID:Rio 22/23 é apresentado pela Enel, com patrocínio do Governo do Estado do Rio de Janeiro e da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, sendo composto por atividades de estímulo direto ao empreendedorismo de toda a cadeia produtiva da moda fluminense.

O primeiro dia de ID: Rio trouxe ao Rio de Janeiro um novo conceito de festival de moda a partir de uma proposta multiplataforma. O evento promoveu uma extensa programação de palestras, apresentações musicais e desfiles inéditos. Para a abertura oficial, realizada nesta quinta-feira (26), estavam presentes Cláudio Silveira, diretor geral do ID:Rio e idealizador do DFB Festival; André Felipe, coordenador geral de eventos de Niterói, representando a Prefeitura de Niterói; Cristina Gurgel, coordenadora de serviços e consultora de mídia e design; Bernardo Barbosa, consultor técnico de moda e design; e Fernando Rodrigues, gerente de marca da Enel Brasil.

Dentre as palestras do dia, realizadas de forma presencial e transmitidas online, pelo canal ID:Rio Festival, no YouTube (https://www.youtube.com/@idriofestival), o público teve acesso a temas atuais nas discussões sobre estratégias, diversidade, negócios e empreendedorismo. Para o primeiro talk, a apresentadora e atriz Luana Xavier abordou o tema ‘Diversidade, inclusão e poder de influência na moda e na TV’. Para o segundo talk, a diretora criativa e CEO da Dress To, Thatiana Amorim, e a sócia-diretora criativa da Zâmbia Brand Acessórios, Vívian Ramos, falaram sobre como o digital alavanca o negócio, em pequenas marcas como a Zâmbia ou em consolidadas, como a Dress To, que saiu de Niterói para o mundo.

Na passarela, o evento recebeu desfiles da Rua dos Biquínis, Beepfit e Energia Enel. Para finalizar a noite, Fernando Rosa trouxe toda a energia da clássica disco music e do soul. A segunda edição do Festival distribuirá sua programação entre Niterói e Rio de Janeiro, reunindo jornada de conhecimento, exposição, podcasts, feira de design, moda autoral e gastronomia. Além de shows diários gratuitos no Espaço Cantareira, com grandes nomes da música do país, o festival apresenta desfiles exclusivos, reunindo marcas de diferentes polos confeccionistas do Estado do Rio de Janeiro, que vão do beachwear ao fitness e jeans. O evento segue até o dia 29 de janeiro com mais atividades. Para mais informações, acesse: https://www.instagram.com/idriofestival/

Confira a programação de talks desta sexta-feira – 27/01

14h às 14h45 – O que é ser sustentável hoje: como a indústria de energia pode ajudar a moda e vice-versa

Participantes: Marcia Massotti (Diretora de sustentabilidade da Enel Brasil) e Ana Luiza Nigri (Head de Criação e Comunicação do Projeto Fio)

15h às 15h45 – Upciclying: como se muda uma indústria?

Participantes: André Carvalhal (Escritor e CEO da agência 3) e Isabel Braga Teixeira (Fundadora & CEO da Closet BoBags)

Confira programação de desfiles desta sexta-feira – 27/01

18h – IED Rio apresenta Erica Rosa

19h – Shopping Plaza Collab apresenta Sacada + Oh, Boy! + Lizie + Track&Field

20h – CCM

Confira a programação de shows desta sexta-feira – 27/01

15h – DJ Felipe Roale

18h30 – Sávio

21h – Melim

Também de 26 a 29 de janeiro, na Praça Zumbi dos Palmares, em Niterói, o Festival sedia o ID:Street, feira de moda autoral e design, com curadoria a cargo da plataforma Carandaí25 e destaque para a Casa Enel, que reúne o trabalho de artesãos de todo o Estado do Rio de Janeiro.

O Enel Compartilha Empreendedorismo é um programa que dá suporte às comunidades em que atua por meio do incentivo à formação de redes e associações produtivas comunitárias, apoiando os participantes na qualificação de seus produtos, na criação de canais de venda, na gestão comercial, na economia circular e solidária.

Já entre 30 de janeiro e 25 de fevereiro, o Festival cruza a ponte para ocupar a Biblioteca Parque Estadual (BPE), no Centro do Rio de Janeiro, onde apresentará uma exposição colaborativa, em parceria com a Enel Brasil, reunindo 10 looks confeccionados sob os preceitos do upcycling, a partir do reuso inteligente de insumos e fardamentos descartados. A sede da BPE também serve como cenário para uma série de podcasts semanais, que serão divulgados durante todo o mês de fevereiro, acompanhando a exposição e abordando temas ligados à sustentabilidade, empreendedorismo e inovação.

Multidisciplinar e 100% gratuito, o ID:Rio é voltado para profissionais de toda a cadeia produtiva da moda, novos empreendedores e alunos de estilismo, moda, design, administração, marketing e áreas afins.

A retirada dos convites gratuitos para os shows foi realizada mediante inscrições via Sympla, com posto de distribuição no Shopping Plaza, em Niterói. O acesso ao evento é recomendado para jovens a partir de 16 anos. Menores podem comparecer, desde que acompanhados pelo(a) responsável.

Para acessar o ID:Rio, basta apresentar o convite e entregar 1 kg de alimento não-perecível. O total arrecadado durante os quatro dias de programação será doado integralmente ao projeto Niterói Solidária.

O ID:Rio 22/23 conta com o apoio da Prefeitura de Niterói, do Shopping Plaza, Faculdade SENAI CETIQT e IED Rio, com realização da Equipe de Produção, responsável há 24 anos pelo DFB Festival, em Fortaleza/CE.

Serviço

Festival ID:Rio 2023

Endereço: Av. Visconde do Rio Branco, 880 – São Domingos, Niterói – RJ (Reserva Cultural Niterói)

Dias: 26 a 29 de janeiro

Instagram: @idriofestival