Inec oferece curso gratuito para jovens comunicadores

O Instituto Nordeste Cidadania (Inec) promoverá, a partir do dia 11 de novembro, curso do Projeto Jovens Comunicadores, que traz uma série de módulos sobre linguagens comunicacionais e que estimulam iniciativas críticas de produção em comunicação por parte dos jovens. As aulas são gratuitas e serão transmitidas no canal do Inec no Youtube (youtube.com/CanalINEC), a partir das 17h. Ao todo, serão ofertados três módulos de quatro horas cada um, totalizando uma formação de 12 horas-aula. Para participar, os interessados devem se inscrever no canal e ativar as notificações. Ao final de cada módulo, haverá um link para os participantes gerarem um certificado.

O módulo I terá como tema Escrita Criativa e Humanização na Comunicação e será ministrado nos dias 11 e 13 de novembro pelo jornalista e economista João Carlos Firpe Penna, que já atuou como editor, colunista e repórter em jornais como o Diário do Comércio e o Hoje em Dia, em Belo Horizonte, além da Folha de São Paulo. Também fez parte do corpo docente do curso de jornalismo da PUC Minas durante 30 anos. Atualmente, João Carlos realiza oficinas de texto e edição e coordena o Curso Livre de Jornalismo, do qual é idealizador. 

Já o segundo módulo será ministrado pela publicitária Gabriela Araruna, nos dias 18 e 20 de novembro. Gabriela é especialista em Marketing e Gestão Criativa de Marca e falará sobre o Instagram como Ferramenta de Negócio.

O terceiro e último módulo abordará o processo de Produção Multimídia, desde a captação de áudio aos aspectos básicos de edição. O conteúdo será ministrado nos dias 25 e 27 de novembro, pela publicitária Uli Batista, que atua como fotógrafa desde 2010 e é criadora do projeto TOQUE, que conta a história de vida de artesãs periféricas em exposições artesanais e em documentário. Além disso, Uli também ministra formações em audiovisual, fotografia, artesanato e business para artistas e artesãs.

Em 2019, o projeto Jovens Comunicadores capacitou 106 jovens nas cidades de Fortaleza, Meruoca, Itapiúna, Jaguaretama e Milagres, no Ceará. Neste ano, por acontecer em formato virtual, a expectativa é de que mais pessoas possam participar. Como resultados dos módulos ministrados na última edição do projeto, foram desenvolvidos mais de 60 produtos comunicacionais e formados 17 coletivos, além da criação da revista colaborativa A Vaia.

A partir da ressignificação dos produtos da mídia, o objetivo do curso é contribuir com o aprofundamento de novos conhecimentos dos jovens relacionados às linguagens comunicacionais e funcionar como um laboratório e legítimo espaço de expressão e difusão do pensamento jovem, por meio de uma linguagem moderna e descontraída que reflete temas atuais, ao mesmo tempo em que capacita os participantes para a área da Comunicação.

Serviço
Curso do Projeto Jovens Comunicadores
Datas: 11 e 13 (Escrita Criativa e Humanização na Comunicação), 18 e 20 (Instagram como Ferramenta de Negócio), 25 e 27 de novembro (Produção Multimídia)
Horário: 17 às 19 horas
Local: youtube.com/CanalINEC