Infoprodutos alavancam posicionamento na mídia e aumentam lucratividade de negócio, diz especialista

Segundo dados do Indicador de e-commerce da Câmara Brasileira da Economia Digital e da empresa Neotrust, até novembro do ano passado, o faturamento do setor cresceu 122% quando comparado ao mesmo período de 2019


Na era da virtualização e das redes sociais, os produtos estão a cada dia se tornando menos físicos e mais digitais. São os chamados infoprodutos, itens nos quais o valor agregado está no processo intelectual desenvolvido, que é repassado aos interessados.

Eles podem variar desde áudios, vídeos, ebooks, revistas e até formações, como mentorias e cursos. O ambiente virtual tornou-se atrativo, e até obrigatório, para empresas que buscam captar consumidores e criar sua identidade no mundo virtual, assim, acabam apostando nesse tipo de produto. Segundo dados do Indicador de e-commerce da Câmara Brasileira da Economia Digital e da empresa Neotrust, até novembro do ano passado, o faturamento do setor cresceu 122% quando comparado ao mesmo período de 2019.


Para Charles França, consultor de marketing e produtos digitais, o alcance global, podendo ser consumido de qualquer lugar do mundo, além da tendência de digitalização acelerada pela pandemia do coronavírus, contribuiu para que empresas e empreendedores apostem nesse tipo de produto. “Os infoprodutos têm como peculiaridade a sua valoração do ponto de vista intelectual, pois são voltados para mentorar ou orientar a utilização de técnicas para determinado fim.

Além disso, são considerados de baixo custo, pois não exigem grandes estruturas ou muitos insumos. Assim, estimulam também a competitividade e a divulgação”, explica o consultor. Além disso, o especialista ressalta o poder de divulgação dos infoprodutos, uma vez que eles seguem tendências de mercado e de consumo. 


Charles explica também que com a aplicação de técnicas de conversão, esse tipo de produto pode agregar ainda a vantagem de escalabilidade. Ou seja, aumentar a capacidade de produção e venda de determinado produto. Os infoprodutos, além de atrair novos leads de negócios, são apostas de lucro a longo prazo. “Os infoprodutos contribuem para impulsionar a visibilidade de negócios, com um tipo de consumo imediato e a qualquer momento nas mais diversas plataformas e a sua disponibilidade por meio de pagamentos traz retornos financeiros e de autoridade”, conclui.