Inscrições abertas para cursos de preparação de atores e direito autoral no audiovisual durante o Cine Ceará

Michel Dubret, Alethea Miranda e Petrus Barreto

Três cursos para públicos diferenciados vão ser realizados em Fortaleza durante o Cine Ceará – Festival Ibero-Americano de Cinema, que chega à 29ª edição de 30 de agosto a 6 de setembro. Dois deles são de “Preparação de atrizes e atores”, um dos quais para adolescentes e o outro para adultos, e o terceiro é sobre “Direito do autor e contratos no audiovisual”. Estas atividades são parte da série de cursos avançados iniciada em 2018, no 28º Cine Ceará. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas por meio do site do Festival (www.cineceara.com) até o dia 30 deste mês ou até o preenchimento das vagas.

CURSOS PREPARAÇÃO DE ATRIZES E ATORES

O curso “Preparação de atrizes e atores” destinado a adolescentes será realizado nos dias 31 de agosto e 01 de setembro, podem participar jovens de 13 a 17 anos. Já o curso para atrizes atores com idade a partir dos 18 anos acontecerá nos dias 3 e 4 de setembro, ambos das 9h às 12h e das 14h às 17h, na Escola de Atores Marcelino Câmara.

Direcionado para atores, diretores, preparadores de atores e produtores de casting, a atividade tem o objetivo de fazer com que os participantes alcancem o seu potencial máximo para aprimorar o resultado na interpretação de seus personagens futuros ou nos próximos castings, por meio do Programa Neuroliguística (PNL) para atuação, desenvolvido por Alethea Miranda e Michel Dubret.

Esse programa foi comprovado por Michel Dubret em diversos trabalhos que participou dentro e fora do país. “Tive a oportunidade de ampliar e comprovar o uso da PNL para atuação, na qual, junto com Alethea Miranda somos os precursores. Para nós, a profissão do ator é a profissão do futuro, a partir do momento que você consegue controlar suas emoções, você conseguirá controlar absolutamente tudo em sua vida e a construção de personagens, de maneira verdadeira, se tornará fácil, prazerosa e motivadora”, afirma.

CURSO DIREITO DO AUTOR E CONTRATOS NO AUDIOVISUAL

A produção de conteúdo audiovisual envolve muitos aspectos relacionados ao uso de direitos autorais. Para reforçar a importância da criação de uma base legal de sustentação dos produtos audiovisuais tanto no âmbito nacional como internacional, o Cine Ceará realiza o curso Direito do Autor e Contratos no Audiovisual”, nos dias 4 e 5 de setembro, das 14h às 18h, na Casa Amarela Eusélio Oliveira, da Universidade Federal do Ceará (UFC). Será ministrado por Petrus Barreto, profissional com mais de 30 anos de experiência no setor audiovisual.

A atividade é direcionada a profissionais que atuam no setor audiovisual, estudantes de Cinema, Comunicação, Direito e demais interessados no tema. O objetivo é oferecer conhecimentos gerais acerca do direito autoral, assim como os direitos conexos, e a observação de sua incidência direta na obra audiovisual. O curso abordará, também, o alinhamento dos contratos às normas brasileiras, ao regulamento geral do Programa de Apoio ao Desenvolvimento do Audiovisual Brasileiro (PRODAV) e aos contratos de investimento do Banco de Desenvolvimento da Região Sul (BRDE).

FACILITADORES DOS CURSOS

Alethea Miranda – É diretora, atriz e preparadora de elenco, com formação em direção cinematográfica através da Academia Internacional de Cinema. Ela criou o método Palestra Ativa PNL para Atuação juntamente com o sócio Michel Dubret. E nessa parceria vem aplicando técnicas com base no estudo da Neurociência e da Programação Neuroliguística para construção complexa de personagens que se destacam em diversos projetos renomados nacional e internacionalmente como as séries “3%” da Netflix (temporadas 2, 3 e 4), “Assédio” da Rede Globo e “PSI” da HBO (1a. temporada), e o longa “Meus 15 anos” com Larissa Manoela (maior bilheteria de 2017), além de diversas publicidades com crianças onde duas delas foram premiadas em Cannes sobre síndrome de down e autismo nos anos de 2017 e 2018.

Michel Dubret – Atua na área do audiovisual há 15 anos, com participação em diversos projetos como o filme “Vazante”, e as séries “3%” da Netflix, “Assédio” da Rede Globo, e “PSI” da HBO, como preparador de atores, e diretor no documentário “Paixão, Suor e Graxa”.

Petrus Barreto -Bacharel em Direito pela Universidade Candido Mendes (RJ) e especialista em Propriedade Intelectual e pós-graduado em Cybelaw pela Fundação Getulio Vargas (RJ), com ênfase em Direitos Autorais. Ele implantou e dirigiu o departamento jurídico da Globosat, onde também foi responsável pela produção de conteúdos audiovisuais para os canais da programadora, modelo, que adaptado, originou a GLOBOFILMES.

SERVIÇO

Curso Preparação de atrizes e atores para adolescentes – Dias 31 de agosto e 01 de setembro, das 9h às 12h e das 14h às 17h, na Escola de Atores Marcelino Câmara (Rua Soriano Albuquerque, 1107, Joaquim Távora). Faixa etária: 13 a 17 anos. Vagas: 25. Carga horária: 12 horas/aula. Investimento: R$ 250,00.

Curso Preparação de atrizes e atores para adultos – Dias 03 e 04 de setembro, das 9h às 12h e das 14h às 17h, na Escola de Atores Marcelino Câmara (Rua Soriano Albuquerque, 1107, Joaquim Távora). Faixa etária: a partir de 18 anos. Vagas: 25. Carga horária: 12 horas/aula. Investimento: R$ 250,00.

Curso “Direito do autor e contratos no audiovisual” – Dia 04 e 05 de setembro, das 14h às 18h, na Casa Amarela Eusélio Oliveira (Avenida da Universidade, 2591, Benfica). Vagas: 30. Carga horária: 8 horas/ aula. Investimento: 250,00.

Inscrições até o dia 30 de agosto pelo site: www.cineceara.com. Informações: cursos@cineceara.com/ (85) 3055-3465.

MAIS INFORMAÇÕES – Curso Preparação de Atores

O Programa Neuroliguística será abordado de forma intensiva e prática durante a capacitação. Ele consiste em uma técnica que tem o intuito de auxiliar os participantes a resolver as limitações que geralmente estão associadas as suas crenças (limitantes), ajudando no aprendizado e o controle emocional. Para os adolescentes, as técnicas e os conceitos serão ensinadas de forma lúdica, através de exercícios e “brincadeiras”.

Serão abordados dez pontos que contribuem para esse comportamento de autoconfiança: respiração; mentalizações; valores; perspectiva; corpo ativo; improvisações; modelagem; crenças, convicções e ponto de vista; linguagem não verbal e sistemas representacionais. Haverá também atividades físicas, por isso, os participantes deverão ir vestidos com roupas leves e confortáveis.

A realização do curso é do Ministério da Cidadania e Secretaria Especial da Cultura, através da Secretaria do Audiovisual (SAv), com patrocínio do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) e do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA) numa ação de fomento à realização de festivais, mostras, premiações, eventos de mercado e ações de promoção e difusão da produção audiovisual nacional, em acordo de cooperação com a Agência Nacional do Cinema (ANCINE).

MAIS INFORMAÇÕES – Curso Direito do Autor e Contratos no Audiovisual

A capacitação será dividida em duas partes. No dia 04, será abordado sobre o direito do autor, e no dia 05, sobre contratos no audiovisual. Durante o curso será apresentado o conceito de propriedade intelectual, introdução ao direito autoral (autor e obra), direitos patrimoniais e morais de autor, diretos conexos e direito de imagem, sincronização e execução musical, negócios jurídicos e obra audiovisual – licenciamento, cessão e outros contratos, alinhamento dos contratos do audiovisual às normas nacionais, regulamento geral do PRODAV e contrato BRDE, fixação e utilização de imagens e sons, formação e proteção de ativos intangíveis, obras de animação, games e a propriedade intelectual.