Instituição Tapera das Artes completa 40 anos
Instituição Tapera das Artes completa 40 anos
Localizada em Aquiraz, a Tapera das Artes é uma referência no Brasil e oferece vivências artísticas e pedagógicas para crianças e adolescentes da rede pública de ensino
Completando, neste mês, 40 anos de existência, a Tapera das Artes é uma instituição reconhecida como “Escola da Vida”, que mudou a história de milhares de crianças e adolescentes de Aquiraz, e das suas famílias, utilizando a música como ferramenta de cidadania e empoderamento. A grade curricular pedagógica conta com 14 modalidades de ateliês, tudo gratuito, atendendo um público de mais de 1.500 alunos em um programa prioritariamente voltado para estudantes de escolas públicas, provenientes de famílias em situação de vulnerabilidade social.
“Transformar vidas por meio da música é a nossa missão”, frisa Ritelza Cabral, fundadora e presidente do Conselho Gestor da Instituição. “Queremos fomentar a formação integral, o desenvolvimento do potencial humano, suas competências e habilidades, e o enriquecimento cultural dos alunos e seus familiares, moradores da região, com a oferta de vários projetos e programas que têm como eixo central a música, mas que trabalham a formação do ser para posturas cidadãs ao longo da vida”, complementa a fundadora.
Entre os ateliês (cursos) fixos estão viola, violino, violoncelo, violão, canto, metais, madeira, pífaro, capoeira, baixo, acordeon, instrumental orff, piano e bateria. As aulas ocorrem na sede da Tapera das Artes e em 10 escolas da rede pública de Aquiraz, por meio do Programa Tapera das Artes de Cultura – Um Toque de Classe, que tem a coordenação do maestro Ênio Antunes.
Um dos destaques da instituição é a luteria, que existe há mais de 10 anos e consiste na construção e manutenção de instrumentos musicais, com oficinais profissional e experimental. Nesse último, são utilizados materiais recicláveis, como PVC e garrafas, para a construção dos instrumentos. Isso consolidou a Tapera como referência no campo de oficinas criativas na construção de instrumentos inventivos, ação que estimula a criatividade e o cuidado com o meio ambiente, já que são utilizados materiais recicláveis.
Outro destaque é o projeto “Encontro Mestre & Aprendiz”, que está em sua quinta edição e consiste em um intercâmbio cultural entre grandes nomes da música nacional com alunos e professores da instituição, além da formação de plateia. Já se apresentaram no palco do teatro da Tapera das Artes o maestro João Carlos Martins, Toquinho, Hermeto Pascoal, Toninho Ferragutti, Renato Borghetti, Danilo Caymmi e Leila Pinheiro, entre outros nomes.
“Mais do que formar músicos, a Tapera visa proporcionar vivências pedagógicas lúdicas e inovadoras, colaborando na formação de seres humanos mais sensíveis, criativos, empáticos e felizes”, enfatiza Ritelza Cabral.
História da instituição
Todo esse trabalho começou de uma forma pequena e tímida, quando a missão de servir, aliada à paixão pela música, inspiraram Ritelza Cabral a ocupar as mangueiras do seu sítio, no distrito de Tapera, em Aquiraz, com um trabalho voluntário voltado para crianças e adolescentes de baixa renda. Em pouco tempo, um grupo de mais de 60 crianças já estavam abrigadas nas sombras das árvores, mostrando seus talentos por meio do som dos pífaros, encantando os moradores da região e deixando seus familiares orgulhosos.
O sucesso que o programa gerou na comunidade possibilitou em pouco tempo a sua expansão, propiciando nos anos seguintes a inclusão de novas ações educativas, com atividades voltadas para o desenvolvimento de diversas atividades artísticas. As mangueiras já não eram suficientes para abrigar os participantes e, em 1996, surgiu oficialmente a Tapera das Artes, organização da sociedade civil (sem fins lucrativos), com direito a uma sede própria, localizada no centro de Aquiraz. A partir daí foi possível a implantação de um programa pedagógico permanente e, em 2012, surgiu o Programa Tapera das Artes de Cultura, com a oferta de ateliês de música, vivências e práticas de conjunto. Em 2021, o programa foi ampliado, com a implantação do Plano Anual para oferta do ensino de música em 10 escolas públicas do município de Aquiraz.
Atualmente, a Tapera se divide em três frentes. Além dos pilares pedagógico e artístico desenvolvidos no Centro Cultural e Teatro Escola, respectivamente, a instituição conta com o receptivo turístico cultural e o Serenata Café e Bistrô, além da loja da Luteria, com ateliers, que são negócios sociais, fontes de renda, para inúmeros jovens talentos. A instituição promove, ainda, a interação ativa da Tapera com o público em geral, por meio da oferta de produtos e serviços. Outras conquistas merecem destaque, como o Centro Cultural, com patrocínio da Fundação Vitae, o Teatro Escola da Tapera das Artes, construído com recursos não reembolsáveis do BNDES, e o Café Serenata, que contou com a parceria da Fundação Vitae.