Instituto Beatriz e Lauro Fiuza realiza concerto gratuito no Cineteatro São Luiz

Evento reúne repertório abordando os períodos Barroco, Romântico, Impressionista e Contemporâneo.

O Instituto Beatriz e Lauro Fiuza (IBLF) reúne no dia 7 de dezembro, às 16h, no Cineteatro São Luiz, o Septeto da Orquestra Jacques Klein, o Coral Vozes de Iracema e pianistas, grupos de referência do Programa de Música Jacques Klein (PMJK), em um concerto sob a maestria de Paulo Leniuson, e do regente Ismael Quirino. 

Abordando o tema Música ontem e hoje, o evento propõe um mergulho por alguns períodos e estilos da história da música, jovens instrumentistas e coralistas irão executar peças em grande performance. “Passar por todos esses estilos musicais representará a força e à atemporalidade da música, onde o ontem e o hoje se conectam, fazendo uma trilha sonora para todos nós através das melodias e canções que perpassam gerações”, afirma o Maestro Paulo Leniuson. 

Durante o concerto, serão apresentadas obras como Canon in D de Johann Pachelbel, Prelúdio de Norman Leyden, Kyrie de Emanuel Martinez e Arabasque N1 de Claude Debussy. “O evento será uma mistura de influências e sons característicos da música erudita, disponibilizando arte e cultura ao alcance de todos. Além disso, celebramos o encerramento das atividades do ano com todos os ensinamentos e realizações adquiridas nesse período”, explica Francisco Marques, Diretor Operacional do IBLF. 

Assim como na edição de 2018, a edição deste ano também trará a participação especial de todas as frentes de atuação do Instituto no evento. O Programa de Karatê Bushi No Te (BSNT), através dos atletas fará uma apresentação de Comitê acompanhados pela composição Em tempo de Kimê, do Maestro Leniuson. 

Intitulado como mãos de guerreiro, o BSNT atende 230 alunos, desde a faixa branca à preta, com aulas oferecidas no núcleo Passaré (Jardim União II), e na Casa de José de Alencar (José de Alencar). Os atletas mais avançados já são medalhistas mundiais, trazendo para o Ceará medalhas de competições nacionais e internacionais, representando o Estado pela Federação Cearense de Karatê Esportivo (FCKE). 

“O evento também celebra grandes conquistas, como o primeiro semestre de imersão na filosofia e implementação da Metodologia Suzuki, deixando o ensino tradicional pela educação do talento, método onde toda criança tem a capacidade de aprender, tendo os estudos como uma forma de brincar, fazendo com que o aprendizado seja um processo natural. Um novo método de educação, onde a educação é o amor”, afirma o presidente do Instituto, Lauro Fiuza Jr. 

Trabalhando com valores como respeito, autonomia, empoderamento e protagonismo juvenil, o IBLF busca ampliar os horizontes de seus alunos através de ações internas e externas aos seus muros. “O evento é uma oportunidade para reunir os fundadores, patrocinadores, doadores, estudantes e suas famílias, pessoas que apoiam direta e indiretamente as ações do IBLF, em agradecimento às conexões e celebração das conquistas”, finaliza Fabrícia Abrantes, diretora Executiva do IBLF. 

Como empreendimento social do Instituto, a lojinha beneficente estará presente com novidades em produtos de papelaria, decoração criativa e camisaria personalizada. Os valores arrecadados na compra dos produtos serão revertidos em doações para a manutenção dos programas de atuação do IBLF, assim como os grupos de referência.

 Sobre o IBLF

O IBLF atua em bairros de Fortaleza que apresentam baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), atendendo atualmente 630 crianças e adolescentes entre quatro e 18 anos, oferecendo atividades musicais pelo PMJK, que atualmente atende 400 alunos, desde a musicalização infantil até a especialização no instrumento de sua escolha, e esportivas com o Programa de Karatê Bushi No Te (BSNT), que atende 230 atletas.

Além de manter um acompanhamento social através do Programa Envolver, de Desenvolvimento Humano (PEDH), proporcionando o suporte necessário aos alunos e seus familiares nos núcleos Passaré – Jardim União II e Casa José de Alencar (UFC). 

O Instituto conta com o patrocínio da Gera Maranhão, Enel Brasil, Servtec, Westrock e BNB, com produção executiva da Quitanda das Artes e Apoio institucional do Ministério da Cidadania, Secretaria Especial da Cultura e do Governo do Estado do Ceará.

Para acompanhar as ações que o IBLF promove, siga-nos nas redes socias: Facebook, Instagram e Youtube ou nos acompanhe pelo site www.iblf.org.br 

 Informações para a imprensa:

Joyce Lima (Comunicação Integrada) – joyce@iblf.org.br / (85) 98692-2045

Grayce Kelly (Produtora) – grayce@iblf.org.br – (85) 99718-7290

Serviço:

4º IBLF em concerto: Música ontem e hoje

Onde: Cineteatro São Luiz

Quando: 07 de dezembro às 16 horas

Onde: Rua Major Facundo, 500 – Centro, Fortaleza (Praça do Ferreira)

Gratuito e aberto ao público