Instituto Cearense de Oftalmologia realiza atendimentos gratuitos para o diagnóstico e tratamento do ceratocone
A campanha ocorre nos dias 28 e 29 deste mês, na sede do Instituto, de 8h às 12h
Neste mês de junho, o Instituto Cearense de Oftalmologia (ICO) promove a campanha Junho Violeta, para diagnóstico e tratamento do ceratocone. A ação se realiza nos dias 28 e 29 (segunda e terça-feira), na sede do Instituto, de 8h às 12h. Haverá triagem de casos no local e, após o procedimento, os pacientes diagnosticados serão direcionados para tratamento. O atendimento é aberto ao público, gratuito e feito por ordem de chegada.
Jovens e adultos com suspeita ou com diagnóstico de ceratocone serão beneficiados com exames específicos para detectar e confirmar a existência dessa doença ocular que, muitas vezes, passa despercebida nos exames de rotina e pode atrapalhar o desenvolvimento escolar e social dos indivíduos afetados.
O simples ato de coçar ou esfregar excessivamente os olhos pode parecer inofensivo, porém, esse hábito tem grande relação com o ceratocone. Por isso, o mês de junho é dedicado à conscientização e prevenção dessa doença ocular que causa a distrofia da córnea e afeta uma em cada 2000 pessoas, segundo dados do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO).
O médico especialista Dr. Giuliano Veras, que participa da ação no ICO, esclarece que essa patologia ocular altera o formato da córnea, pois sua curvatura aumenta e assume a forma de um pequeno cone – por isso o nome ceratocone -, prejudicando a visão e provocando imagens distorcidas e embaçadas, uma dificuldade que surge ainda na puberdade e tente a se estabilizar em média dos 35 aos 40 anos.
Segundo Veras, para diagnosticar a doença, são realizados exames de imagem que fazem uma análise da curvatura da córnea associado a astigmatismo irregular. “Conscientizar a população sobre o ceratocone, com informação e orientação, é o principal intuito do Junho Violeta, para que a doença tenha tratamento rápido e adequado”, reforça o especialista.
Serviço:
Campanha Junho Violeta do ICO para diagnóstico e tratamento do ceratocone
Dias 28 e 29 de junho, de 8h às 12h
Local: Instituto Cearense de Oftalmologia (ICO), na Rua Barão de Aracati, 1280 – Aldeota
Informações: 3201.1010