Instituto Diageo abre 500 vagas para curso profissionalizante gratuito que forma bartenders
A capacitação online já formou o triplo de pessoas do que no formato presencial: são mais de mil bartenders no Brasil, desses 100 no Ceará. Ter uma formação é um diferencial para recrutamentos enquanto bares, restaurantes e eventos vivem retomada.
O Instituto Diageo está com inscrições abertas e gratuitas para o Learning for Life, curso profissionalizante para a carreira de bartender. São 500 vagas disponíveis. A capacitação é destinada a maiores de 18 anos de todo o país em vulnerabilidade, desempregados ou com renda em carteira assinada de até R$ 1.600, que estão cursando ou tenham Ensino Médio concluído e possuam computador/notebook ou smartphone com acesso à internet, pois a formação é online. Pessoas interessadas devem preencher o formulário que está no Instagram @learningforlife_br até o dia 5 de agosto.
Os candidatos serão contatados para uma entrevista por telefone e uma atividade que comprove o interesse na carreira de bartender. As aulas devem começar ainda em agosto e o curso tem duração de dois meses. As pessoas adquirem competências diferenciadas no Learning for Life em relação aos demais cursos, com conteúdos como inteligência emocional, técnicas de vendas, combate ao assédio, consumo responsável de bebida alcoólica, entre outros, além do conhecimento para o preparo de drinks. Quem conclui o treinamento recebe certificação e, devido à formação ampla, tem maior potencial de inclusão no mercado de trabalho também nesse período em que bares e restaurantes recompõem suas equipes diante do recuo da pandemia e ampliação gradativa do horário de funcionamento.
Expansão
A formação de bartenders mais que triplicou com a sistemática de educação à distância criada na pandemia, com 1.000 pessoas de todo o país capacitadas em um ano (julho de 2020 a junho deste ano), enquanto registra-se uma média anual de 300 pessoas qualificadas no modelo presencial, realizado antes da pandemia nas cidades de Fortaleza, Recife, Rio de Janeiro e São Paulo. “A capacitação é muito importante para esse momento que estamos vivendo e o formato online permite alcançar ainda mais pessoas do que o modelo presencial”, destaca o gerente executivo do Instituto Diageo, Paulo Mindlin.
No Ceará, há mais de 100 alunos formados por meio de aulas online. Nesse grupo está Pablo Rocha, para quem cursar o Learning for Life ampliou a visão sobre a profissão, além de atualizar conhecimentos técnicos, principalmente sobre destilação de bebidas, no momento em que está retornando às atividades como chefe de bar do restaurante Colosso Fortaleza, na capital cearense. “Tenho 6 anos nesse ramo de alimentos e bebidas, mas após o curso pude enxergar com outros olhos o universo que temos atrás do bar, que vai muito além de só fazer drinks. Tem toda a parte de hospitalidade, acolhimento e amizade”, ressalta.
O Learning For Life é promovido pelo Instituto Diageo, entidade sem fins lucrativos realizadora de projetos sociais da Diageo, líder mundial em bebidas alcoólicas premium e proprietária de marcas como Ypióca, Johnnie Walker, Smirnoff e Tanqueray. O programa conta com o apoio da consultoria MSX International e a parceria de instituições de ensino, órgãos públicos e instituições de treinamento. O Learning For Life é aplicado no Brasil desde 2000 e já formou mais de 22 mil bartenders. Desses, mais de 800 são do Ceará, onde a iniciativa é promovida desde 2012.