Instituto Nordeste Cidadania comemora semana de premiações

Essa semana foi de muitas premiações para o Instituto Nordeste Cidadania (Inec). Na última segunda-feira (18), a organização foi eleita uma das 100 Melhores ONGs do Brasil. No dia seguinte, a diretoria do Inec esteve na solenidade que elegeu “As 150 Melhores Empresas para Trabalhar (MEPT)”, premiação organizada pela revista VOCÊ S/A. E, para finalizar as homenagens, na tarde de ontem (20), o Inec foi agraciado com o Prêmio Melhores Empresas Para se Trabalhar no Ceará em 2019 pelo Instituto Great Place to Work (GPTW).

A seleção anual Melhores ONGs do Brasil, organizada pelo Instituto Doar, pela agência O Mundo Que Queremos e pela Rede Filantropia, reconhece as 100 ONGs que mais se destacam pela transparência e pela gestão de suas organizações. O Inec figura na lista desde que o prêmio foi criado há dois anos. Concorreram ao prêmio 757 entidades com atuação nos setores de Saúde, Educação, Meio Ambiente, Esporte, Criança e Adolescente e Desenvolvimento Local.

A cerimônia de premiação, que contou com a presença do Diretor Financeiro e de Controle, Roque Martins, e da Diretora Administrativa Socioambiental, Helda Kelly Pereira, foi realizada no Teatro Joseph Safra, em São Paulo (SP). “Esse prêmio referencia o trabalho que nós realizamos. Um trabalho que, por meio dos programas socioambientais, nos coloca entre as melhores do país. Isso é uma forma de mostrar que estamos no caminho certo”, afirmou Helda.

Também em São Paulo o Inec esteve presente na cerimônia que divulgou “As 150 Melhores Empresas para Trabalhar (MEPT)”, segundo a revista VOCÊ S/A. O Instituto alcançou a 6ª colocação na categoria Serviços Diversos com uma nota de 75,3 no índice de Felicidade no Trabalho (IFT). No total, se inscreveram 500 empresas, instituições públicas, organizações sem fins lucrativos e cooperativas nas 21 categorias da premiação. Os diretores Roque Martins e Helda Kelly Pereira também estiveram lá para receber o prêmio. “Esse é um prêmio importante porque mostra que estamos no caminho certo. A gente sabe que gerir pessoas hoje é uma responsabilidade. Esse prêmio é extensivo a todos os nossos mais de 7.000 empregados. Esse prêmio é nosso!”, celebrou Roque.

Já aqui em Fortaleza, em cerimônia realizada Palatium Buffet, em Fortaleza (CE), o Inec recebeu, pela sétima vez, o Prêmio Melhores Empresas Para se Trabalhar no Ceará, promovido pelo Instituto Great Place to Work (GPTW). Nesta que foi 10ª edição da premiação, o Inec alcançou a 6ª posição na categoria “Grandes Empresas”. No total, 50 organizações foram premiadas entre pequenas, médias e grandes empresas. “Essa semana foi de muitas emoções, muito reconhecimento pelo fruto do trabalho realizado com amor, dedicação e que gera felicidade. Uma organização que transforma vidas fazendo girar essa roda viva da gratidão e retribuição por tudo que fazemos para transformar esse Nordeste!”, comemora o presidente do Inec, Stélio Gama.

Sobre o Prêmio Melhores ONGs

O Prêmio Melhores ONGs foi criado em 2017 para valorizar as organizações filantrópicas que se destacam pelo trabalho em prol da sociedade com boas práticas de gestão e transparência. Para eleger este ranking, são avaliados os processos administrativos, contábeis, financeiros e de comunicação, bem como são analisadas a causa e a estratégia de atuação, a representação e a responsabilidade, para selecionar as 100 melhores entre as mais de 800 mil instituições em atuação no país. Com esse trabalho, o Instituto Doar e a Rede Filantropia estimulam a melhoria contínua da gestão das entidades e criam espaços de visibilidade para ONGs encontrarem mais doadores. Para o processo seletivo, o Instituto Doar conta com o apoio técnico do Centro de Estudos em Administração Pública e Governo (CEAPG), da Consultoria Jr. Pública (CJP) e da Fundação Getúlio Vargas (FGV) de São Paulo.

Sobre o GUIA Melhores Empresas VOCÊ S/A

A pesquisa “As 150 Melhores Empresas para Trabalhar (MEPT)” é uma iniciativa da revista VOCÊ S/A, da Editora Abril, em parceria com a Fundação Instituto de Administração (FIA). A pesquisa nasceu em 1997 com o propósito de valorizar as empresas que cuidam melhor de seus colaboradores. Ao longo dos anos a metodologia foi se aperfeiçoando, tornando-se mais abrangente, crítica e rigorosa e atualmente o Guia VOCÊ S/A — As 150 Melhores Empresas para Trabalhar é considerado a melhor pesquisa de clima organizacional do país. A pesquisa avalia as práticas gerais das companhias em 12 categorias de avaliação de gestão de pessoas. Podem participar da pesquisa empresas privadas, instituições públicas, organizações sem fins lucrativos e cooperativas que tenham, no mínimo, 100 funcionários (CLT) e operem no mercado brasileiro e/ou internacional há pelo menos três anos.

Sobre o prêmio GPTW Ceará

A premiação que define as melhores empresas para trabalhar no Ceará é organizada pelo Instituto Great Place to Work (GPTW) e pelo Grupo O Povo. O evento está na 10ª edição e contempla as 50 melhores empresas cearenses de diversos setores que se destacaram pelas suas boas práticas de gestão de pessoas. O GPTW Ceará premia empresas em três categorias: pequena (de 30 a 99 colaboradores), média (entre 100 e 999) e grande (a partir de mil colaboradores). Para estar entre os finalistas, as empresas, além de serem certificadas pelo Instituto GPTW, precisam obter confiança de pelo menos 70% em pesquisa com colaboradores.

Sobre o Inec

O Instituto Nordeste Cidadania (Inec) surgiu em 1993 como Comitê de Ação da Cidadania para realizar ações emergenciais, como doações de cestas básicas, roupas e brinquedos para pessoas em situação de vulnerabilidade. Em 1996, a iniciativa constituiu-se como Organização Não-Governamental (ONG) e, em 2003, foi qualificada como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip). O Inec tem como missão promover a cidadania por meio de programas socioambientais e de microfinanças com o objetivo de fomentar o desenvolvimento sustentável. Para atingir este objetivo, a instituição é parceira do Banco do Nordeste na operacionalização dos programas Crediamigo e Agroamigo, além de desenvolver os programas socioambientais Inec Juventude, Inec Cultura, Inec Território e Inec Tecnologia.