Instituto Revoar promove ações de cuidado emocional no Janeiro Branco

Atendimento terapêutico e o Grupo de Amparo Emocional são alguns projetos

Além de ser conhecido pelas metas e objetivos que as pessoas traçam, o mês de janeiro também é marcado pela campanha Janeiro Branco que busca ressaltar a importância dos cuidados com a saúde mental por uma melhoria na qualidade de vida humana.

De acordo com a OMS, o Brasil é considerado o país mais ansioso do mundo e o quinto mais depressivo com cerca de 12 milhões de brasileiros sofrendo com a depressão. Se a virada do ano tem como contexto as pessoas dispostas a refletir sobre as próprias vidas, o momento é mais propício para a abordagem do autocuidado.

A campanha surgiu em 2014 por um grupo de psicólogos de Minas Gerais e chega ao seu sétimo ano no Brasil com a proposta de um mundo no qual as pessoas tenham mais cuidado consigo mesmas e também com o próximo. O ano anterior interferiu na saúde mental da população mundial por conta da pandemia causada pela covid-19, que mudou a rotina de todos, principalmente aquelas que perderam entes queridos para a doença. 

O Instituto Revoar estará realizando algumas ações durante o Janeiro Branco em amparo às pessoas que estão em processo de luto, como por exemplo, o atendimento terapêutico e o Grupo de Amparo Emocional Revoar (GAER) que acontece como uma roda de conversa sob o acompanhamento da Psicanalista Elaine de Tomy. 

O Revoar conta ainda um projeto de visita nas empresas para falar sobre o tema do Janeiro Branco. Algumas ações já estão marcadas para acontecer na Santa Casa de Misericórdia, Hospital Psiquiátrico São Vicente de Paulo, Cemitério São João Batista e também com os profissionais da Rede Memorial Fortaleza. 

De acordo com a vice-presidente do Instituto Revoar, Elaine de Tomy, é fundamental discutir o tema, visto que ainda existe muito preconceito e falta de informação. “As pessoas que sofriam de transtornos mentais viviam isoladas, sem perspectiva. Mas a situação mudou. É preciso que amigos e familiares estejam presentes, além de ser essencial falar sobre isso todos os meses do ano”, afirma.

Sobre o Instituto Revoar

O Instituto Revoar surgiu com o objetivo de desenvolver habilidades sociais, além de auxiliar e acolher pessoas que passaram por perdas recentes e precisam de apoio psicológico e emocional.

Agenda Janeiro Branco: 

Dia 5: Hospital Psiquiátrico São Vicente de Paulo, 14h;

Dia 12: Cemitério São João Batista, 14h;

Dia 19: Santa Casa de Misericórdia, às 14h.