IPEMED inaugura sede em Fortaleza e lança novos cursos de pós-graduação médica
Instituição também segue com atendimentos gratuitos e humanizados para a pacientes do interior do Estado por meio do SUS, a partir do convênio entre 10 municípios. A inauguração será no dia 22 de junho (quarta-feira), às 19 horas.
A capital cearense já conta com uma das maiores referências em cursos de Pós-Graduação na área de medicina. Trata-se do Instituto de Pesquisa e Ensino Médico (IPEMED), que integra o grupo Afya, maior ecossistema de educação em saúde e healthtechs do País. Com matriz em Minas Gerais, a instituição já investiu, desde o ano passado, aproximadamente, R$ 28 milhões em seu mais recente projeto de expansão e no lançamento de novos cursos de pós-graduação.
Fortaleza é uma das capitais onde o IPEMED passou a atuar nesta nova frente de negócios, com aporte de R$ 2 milhões usados na reforma da sua sede, que será inaugurada oficialmente nesta quarta-feira (22), às 19h, e na implementação dos cursos de especialização. Na ocasião, o Diretor de Educação Continuada na Afya Educacional, André Raeli, dará uma palestra sobre as principais tendências da formação médica e os desafios do mercado.
A Instituição chega para atuar na formação de médicos que prestam atendimentos especializados à população, com cursos de pós-graduação, com duração de dois anos, em oito especialidades: Cardiologia, Pediatria, Nutrologia, Endocrinologia, Dermatologia, Gastrologia, Psiquiatria e Geriatria. Antes do início propriamente dito, independentemente da área escolhida, o aluno precisa fazer um curso de 40 horas disponibilizado pelo IPEMED, com conteúdo introdutório, biossegurança, protocolos ambulatoriais, conduta profissional, dentre outros temas.
Um dos diferenciais do IPEMED é que os cursos oferecidos, com certificação Lato Sensu, possuem carga horária de longa duração, concentrada em menos dias da semana, o que dá mais possibilidade de adaptações na rotina entre o estudo e o trabalho em seus próprios consultórios, clínicas e hospitais. Além disso, a especialização médica também vem para atender a demanda dos próprios médicos por uma qualificação de qualidade, uma vez que o número de graduados tem crescido consideravelmente no Brasil, enquanto a oferta de vagas para residência não acompanha essa curva. Atualmente, limitam-se a 17 mil vagas ao ano, conforme a Demografia Médica de 2020, do Conselho Federal de Medicina, enquanto são formados 35 mil médicos por ano, aproximadamente.
“É justamente por isso que a educação médica continuada está cada vez mais em alta. A pós-graduação, juntamente com a comprovação da prática e a submissão a uma prova aplicada pelas sociedades das respectivas áreas médicas, é também um caminho para a titulação de especialista. Além disso, muitos médicos que já são residentes têm a opção de buscar uma especialização complementar, nem necessariamente passar por uma nova residência”, explica André Raeli.
A diretora do IPEMED no Ceará, Maria Cecília Cavalcante, destaca ainda que a instituição contribui para a capacitação do médico generalista que deseja seguir atuando no seu município de origem, uma vez que os cursos possuem, de fato, uma maior flexibilidade. “O profissional ter o conhecimento do especialista faz com que ele dê um atendimento de qualidade, de cuidar e tratar efetivamente, de onde ele estiver. É uma cadeia de benefícios: médico, paciente e município”, pontua.
Atendimento médico gratuito
A sede do IPEMED conta com ambulatórios próprios, consultórios e estrutura necessária para a realização das aulas práticas e dos atendimentos médicos gratuitos e humanizados à população por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). Atualmente são pacientes encaminhados pelas Secretarias de Saúde de Guaramiranga, Eusébio, Guaiúba, Cariús, Aracoiaba, Baturité, São Luís do Curu, Jaguaribe, Tabuleiro do Norte e Aratuba, a partir do convênio firmado pelas prefeituras com o instituto. A ideia é ampliar o número de parcerias com outros municípios do Estado.
De acordo com a Diretora do IPEMED, são realizados cerca de 150 atendimentos por mês. O tempo das consultas varia de 40 minutos a uma hora. O paciente é acompanhado por três médicos que são alunos da Pós-Graduação. Na sequência, o médico especialista preceptor analisa os procedimentos e condutas. Em casos de necessidade também são realizados os exames de bioimpedância e eletrocardiograma. Os atendimentos acontecem sempre aos finais de semana, com especialidades distintas. A exceção fica por conta da Nutrologia e Psiquiatria, com consultas duas vezes ao mês.
“O paciente não é atendido apenas uma vez, pois seu cadastro e o próprio histórico ficam no IPEMED. E ele pode circular entre especialidades, a exemplo de uma paciente que buscou atendimento na Gastrologia, mas, após a consulta, o médico constatou que, para além de problemas como refluxo e gastrite, havia uma necessidade de tratamento para transtorno alimentar. Assim, a paciente foi encaminhada também ao Psiquiatra. Tudo isso em um mesmo dia, ou seja, saiu de um consultório e foi em seguida para outro. E, posteriormente, com o tratamento psiquiátrico já encaminhado, ela foi ao Nutrólogo”, destaca Maria Cecília Cavalcante.
Para o segundo semestre, o IPEMED pretende ampliar os atendimentos gratuitos com a abertura de novas turmas. Os interessados, por exemplo, têm a opção de fazer uma especialização nas áreas de Reumatologia, Pediatria Geral, Neuropediatria e Psiquiatria da Infância e da Adolescência. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas no site do IPEMED: www.ipemed.com.br
SERVIÇO
Inauguração oficial da sede do IPEMED – palestra sobre as principais tendências da formação médica e os desafios do mercado, com André Raeli, Diretor de Educação Continuada na Afya Educacional, dia 22 de junho de 2022, às 19h. Local: IPEMED – Rua Vicente Linhares, nº 500, Aldeota. Mais informações: www.ipemed.com.br/ | (85) 986325835 | Instagram @posmedica.ipemed.ce