TV News

Iracema Digital faz Escola de Verão em Inteligência Artificial

Com o objetivo de promover uma maior articulação entre empresários, pesquisadores e gestores públicos, o Instituto Iracema Digital iniciará no próximo dia 03 de Fevereiro a 3ª edição da Escola de Verão em Inteligência Artificial (EVER). Durante os 3 dias de evento (3, 4 e 5 de Fevereiro), os participantes poderão aprender sobre desenvolvimento sustentável, tecnologias de última geração, alterações sociais em um contexto tecnológico e os desafios do mundo pós-pandêmico.O Evento conta com o apoio da plataforma Trends-CE e UniFanor Wayden

Para o presidente do instituto, Ricardo Liebmann, a importância de debater tais temas está na divulgação e no estímulo ao conhecimento para avaliação de impactos e a descoberta de como lidar com as novas tecnologias da melhor forma possível. “Muitas delas já estão provocando grandes transformações na sociedade. O evento visa também e, com muita ênfase, nos conhecermos cada dia melhor e aperfeiçoarmos as muitas formas de interação entre todas as nossas inteligências espalhadas nesse Ceará em seus vários campos de atuação, assim como aprender com grandes cientistas e pensadores destes temas, daqui e de fora trazidos como palestrantes”, explica.

A primeira edição da Escola de Verão em Inteligência Artificial, em Janeiro de 2020, teve sucesso absoluto de público. Em fevereiro de 2021, em meio a pandemia, a EVER em IA passou por diversas alterações para se adequar às restrições exigidas no período, porém contou com um grande número de envolvidos, inclusive, pessoas de outros países e diversos estados do Brasil. “A 3ª EVER em IA, dentro do próprio espírito do Iracema Digital de ser um catalisador, um colaborador na articulação, um criador de visões, um bom inovador, um encurtador de distâncias entre as pessoas e as múltiplas instituições da sociedade, deve demonstrar a importância de olhar para o futuro e de linkar com o conhecimento e as tecnologias que podem vir a ajudar em resoluções. Além de divulgar o pensar e trabalhar juntos sobre os verdadeiros problemas que temos e como resolvê-los de forma inovadora”, afirma Ricardo Liebmann.

De acordo com ele, a expectativa é que, na 3ª edição, encontra-se uma comunidade cearense cheia de integração, educação e interesse empresarial que unirá diferentes setores como startups e o próprio governo. “Os hubs de inovação cresceram em todo o estado. Tudo isso será trabalhado para o sucesso da 3ª EVER em IA. Naturalmente, isto nos permitiu criar um evento maior e mais espetacular”, orgulha-se.

A Escola de Verão em Inteligência Artificial se destina a um público amplo, estudantes, professores de TICs, gestores de empresa, investidores de startups, cientistas de inteligência artifical, aqueles que desejam conhecer o ecossistema de inovação em TIC no Ceará e qualquer pessoa que deseje angariar conhecimento em alguma das áreas discutidas neste ano. “Nossa missão ao criar o Iracema Digital, em julho de 2018, era de servir de agente de conscientização e articulação entre governo, academia, instituições da classe empresarial, empresas e sociedade para a aceleração do desenvolvimento econômico e social inclusivo do estado do Ceará, através do uso intensivo das tecnologias da Informação e comunicação feito por cearenses”, relata Ricardo Liebmann.

O Iracema Digital surgiu ao perceber-se no Ceará uma distribuição de pobreza em paralelo a uma boa base de estudantes nas redes públicas, uma boa qualidade do ensino superior científico e com o cinturão digital da ETICE levando banda larga para todo o estado. Ou seja, era um local de grande potencial para desenvolvimento social e tecnológico. “Víamos um povo com inteligência, criatividade e alegria. Com uma aceleração do potencial transformador das tecnologias da informação sobre as sociedades, a possibilidade de se ter excelentes técnicos em todo o estado e sentimos que poderíamos colaborar para integrar estes importantes componentes num processo de promover o desenvolvimento do estado”, conta Liebmann.

Atualmente, o presidente acredita que o Ceará esteja se movendo rapidamente rumo a tornar-se um dos mais importantes núcleos de inovação no Brasil. “Nossa comunidade de hubs de inovação, startups, investidores, academia, mentoria, instituições de apoio, governos, está se tornando cada dia maior e mais competente e sabendo interagir. Muitas empresas, competitivas a nível nacional, estão se desenvolvendo no estado, tanto em Fortaleza como em outras regiões. Há um conjunto amplo de competências nas diversas disciplinas necessárias para isso e o acesso a estas competências está muito facilitado”, explica.

Além de tudo isso, anualmente o Iracema Digital homenageia personalidades que, em sua área de atuação, contribuíram de maneira significativa para o desenvolvimento das TICs no estado. Este ano, os homenageados são a Profª Dra. Rossana Andrade, que dirige o laboratório de projetos de engenharia de software da UFC; Roberto Nogueira, empresário da rede de internet Brisanet; o Prof. Dr. Wally Menezes, reitor do IFCE e Inácio Arruda, ex-senador da república que se relaciona com os campos da ciência e da educação. “Para nós, é uma forma de homenagear e tornar mais conhecidas as obras de pessoas do setor de grande mérito para os cearenses”, pontua o presidente do instituto.

Serviço – 3ª edição da Escola de Verão em Inteligência Artificial (EVER).

Data: 3, 4 e 5 de fevereiro

Local: online, via inscrição

Programação completa: https://www.iracema4ever.com.br

Inscrições: bit.ly/EscolaDeVerao