Italo Azevedo traz reflexões sobre meditação e como enfrentar os momentos de dificuldade no novo single, “Horizonte de Eventos”

A faixa é o terceiro single do disco de inéditas “Ensaio Sobre o Tempo” que será lançado esse ano

O cantor e compositor Italo Azevedo lança no dia 7 de maio a faixa “Horizonte de Eventos”, terceiro single do seu novo disco “Ensaio Sobre O Tempo” que será lançado até o final de 2021.

Com influências que vão de Milton Nascimento, Lô Borges e o Clube da Esquina até nomes como Lenine e Belchior, passando por tons melancólicos provenientes do movimento grunge americano nas letras ao tratar de temas como ansiedade e depressão, o artista caminha por universos distintos ao descrever o cotidiano, adicionando uma ambientação moderna aos arranjos, sem deixar de lado o violão condutor e os marcantes ataques de guitarra.

A letra do novo single veio em um momento de reflexão em um momento pessoal de Italo Azevedo durante estudos sobre práticas de meditação, que acabou se tornando o tema central da canção, como afirma o artista:

“Eu escrevi a música durante o processo de aprendizagem de práticas de meditação, com a intenção de entender e lidar melhor com pensamentos difíceis. O “Horizonte de Eventos” é o ponto de não fuga de um buraco negro, a partir do qual, não se consegue escapar. Fiz essa analogia da cosmologia e física com nossos pensamentos e sensações para falar dos pensamentos ruins como buracos negros, que te sugam e te consomem. Às vezes tudo que a gente precisa é deixar eles entrarem, habitarem e irem embora. Trazendo o choro e o derramar de lágrimas como uma ferramenta de cura e de libertação”.

Acompanhado o lançamento, a faixa também ganhou um videoclipe com luzes, cores e penumbras que representam bem a concepção das ideias em torno de “Horizonte de Eventos”, trazendo à tona os lugares do pensamento, os locais de introspecção que por muitas vezes são as nossas grandes caixas de ideias e pensamentos.

Vale ressaltar a presença dos companheiros de banda JP Taileres (guitarra), Iuri Meneses (Baixo) e Álvaro Abreu (bateria) que junto a Italo foram fundamentais em todo o processo de composição do single e do disco, marcando presença no vídeo de “Horizonte de Eventos” fazendo jus a toda sinergia na reunião da banda nas imagens que ilustram a canção.

Sobre Italo Azevedo

Italo Azevedo é cearense, músico, cantor e compositor há 15 anos e durante suas andanças participou de vários palcos e festivais importantes. Em 2020, lançou uma sequência de quatro singles, um deles “Rio e Mar” foi feita a distância, com a colaboração, produção e arranjos de Fernando Nunes, instrumentista e produtor que já atuou ao lado de grandes nomes da música brasileira, como Cássia Eller, Nando Reis, Ivan Lins e Zeca Baleiro.

Italo Azevedo participou de festivais online como o “ForCaos Online”, “Musicalize em Casa” e foi finalista do festival “O Bem Fica”, em Fortaleza, e semifinalista do festival da canção de Mariana-MG, como único representante do Nordeste na ocasião.

Em 2021 lançou os singles “Antes do Início” e “Tempo de Partir”, esse último em parceria com Gabriel Aragão, músico e vocalista dos Selvagens à Procura de Lei.

Ficha Técnica – Horizonte de Eventos

Letra e Música: Italo Azevedo

Italo Azevedo: vocal e guitarra

JP Taleires: Guitarra

Iuri Meneses: Baixo

Álvaro Abreu: Bateria.

Produzido por Matheus Brasil

Arranjos por Matheus Brasil e Italo Azevedo.

Gravado por Matheus Brasil no Estúdio Trilha Sonora.

Assistentes de Estúdio: Hugo Lage.

Mixado: Matheus Brasil.

Edição por SAPDL Produções Artísticas e Editora LTDA

Masterizado por Matheus Brasil.

Ficha Técnica – Clipe:

Direção: Camila de Almeida

Produção: Estúdio Voa e Estúdio Trilha Sonora.

Edição e Finalização: Gabriel Araújo

Filmado em: 02/04/2021, nos estúdios Trilha Sonora, Fortaleza-CE.

Acompanhe Italo Azevedo:

Instagram: https://www.instagram.com/italomazevedo

Youtube: https://www.youtube.com/ItaloAzevedocosmos