TV News

Janne Ruth recebe o título de Cidadã Cearense e celebra 54 anos de carreira

Transformando vidas através das artes, a professora Janne Ruth recebe o título de Cidadã Cearense e celebra 54 anos de carreira

A coreógrafa, diretora e produtora cultural prepara o lançamento do primeiro festival de Dança presencial após o início da pandemia para o mês de outubro, a nova edição do Festival do Conselho Brasileiro da Dança em Fortaleza, que acontecerá em Outubro no Theatro José de Alencar e no Teatro do Shopping Rio Mar Fortaleza

Delegada do Conselho Brasileiro da Dança no Ceará, coreógrafa, fundadora e diretora do Fendafor – Festival Internacional de Dança do Ceará – e do Festival do CBDD de Fortaleza, além de ser Conselheira de Cultura do Estado do Ceará – Biênio 2021/2022, a baiana Janne Ruth Nascimento, com mais de 54 anos de carreira artística, vai receber em Outubro o título de Cidadã Cearense, concedido pela Câmara de Vereadores de Fortaleza, em cerimônia que ainda será marcada. Formada em Serviço Social, Ballet Clássico e Metodologia do ensino da Dança pela Escola de Ballet Hugo Bianchi, desde 1979 Janne Ruth Nascimento é a fonte da realização de sonhos para gerações de jovens que seguiram a carreira artística, além de técnicos, produtores, costureiras e diversos outros profissionais. Formada nos “Nove Estilos” em Salvador (BA), pela Escola Dance Center, Janne Ruth fundou em 1981 a Escola de Ballet Janne Ruth, na época chamada de Academia American Dance.

Seguindo uma trajetória de estudos em cursos com notáveis, em 1983 Janne cursou seus estudos de Teatro com Dercy Gonçalves e Antônio Pompeu na cidade do Rio de Janeiro. Em 1985 fundou em Fortaleza o Grupo de Dança Janne Ruth e também participou como fundadora da Associação das Academias de Dança do Ceará. No ano seguinte fundou o GEPEDANCE – Grupos Permanentes de Dança do Ceará, juntamente com Elzenir Colares, Dora Andrade, Anália Timbó, Vera Passos, Rossana Pucci, Goretti Quintela e Socorro Machado. Cada vez mais influente no cenário artístico do Ceará e do Brasil, Janne também fundou o Fórum Estadual de Dança do Ceará, no Teatro José de Alencar juntamente com outros colaboradores.

Nos anos 90, a Companhia de Dança Janne Ruth vira referência internacional, participando de festivais pelo o Brasil e outros países. Em 1994 Janne fundou e idealizou o Grupo Bailarinos de Cristo Amor e Doações – BCAD. Hoje ela atua como Diretora geral e coordenadora de projetos institucionais desta ONG, instituição sem fins lucrativos que atende anualmente cerca de 400 crianças, adolescentes e jovens de 28 comunidades da periferia de Fortaleza. Nos 27 anos de existência, o BCAD atendeu mais de 18 mil pessoas diretamente e cerca de 21 mil indiretamente, sendo reconhecido por diversas reportagens, patrocínios e prêmios de incentivo como o Criança Esperança da Unicef.

No ano 2000, Janne Ruth lançou o que se tornaria o maior evento de dança do Norte/ Nordeste, o Fendafor – Festival Nacional de Dança de Fortaleza, que se tornaria Internacional no ano seguinte. Em 2007 o Fendafor ganhou uma versão itinerante, apresentando espetáculos nacionais e internacionais nas cidades de Guaramiranga, Sobral, Guaiúba, Cascavel, Baberibe, Senador Pompeu, Quixadá, Barbalha, Crato, Iguatu, Orós,  e Juazeiro do Norte. O Fendafor continua sendo uma referência e resistiu até mesmo a pandemia, sendo realizado de forma online nos últimos períodos.

Sempre fazendo conexões com artistas de vanguarda e outros talentos e instituições de artes nacionais, Janne fundou e Idealizou o I Seminário Internacional de Dança do Ceará, em parceria com o Seminário Internacional de Brasília. Em 2010, a incansável Janne Ruth lançou o livro “Memorial Fendafor 10 anos”, e no ano seguinte foi ainda mais ousada e inovadora: lançou juntamente com o Instituto de Dança Arte e Cultura do Ceará – IDANCE o 1º. Festival Cearense de Hip Hop Fch2, que já está na decima primeira edição. No mesmo ano de 2011, Janne lançou o Projeto Vila Cultural Qualificação e Intercâmbio e Dança e Teatro para monitores do interior do Ceará. Em 2017, finalizando seu curso de Serviço Social, Janne Ruth lançou o Festival Internacional de Dança do CBDD Fortaleza – Realizado 5ª Edições

HISTÓRIA DE SUPERAÇÃO E AMOR AO CEARÁ

Janne Ruth nasceu em Vitória da Conquista – Ba, onde iniciou a dança em 1966 aos três anos de idade em Salvador (BA). Filha de Atenita Chaves Nascimento e Aldenor Nascimento, engenheiro agrônomo e professor de agronomia na Universidade Federal do Ceará, em 1967 sua família escolhia o Ceará para morar e foi então que Janne Ruth iniciou sua história e a ela tem dedicado toda a sua vida.

Concluiu seus estudos da dança em 1979 sob a orientação do Professor Hugo Bianchi na cidade de Fortaleza, estudou também de 1974 a 1985 na Escola de Dança Dora Andrade, onde estudava ballet clássico e Ballet Moderno, em 1977 passou a ministrar aulas de Ballet Clássico e Moderno também na escola Dora Andrade e em alguns colégios de Fortaleza.

Em 1980 foi Professora da Academia Sati Dance de Sara Fhilomeno e de 1979 a 1985 permaneceu também com Dora Andrade na sua Escola de Dança de Sobral onde era professora de Ballet Clássico, Dança Moderna, Ginástica estética, Jazz, Dança Contemporânea e Baby Class’s. Em 1983 concluiu seus estudos de Teatro sob a orientação da grande mestra Dercy Gonçalves e Professor Antonio Pompeu na cidade do Rio de Janeiro.

Em 1980 ingressou na Universidade de Fortaleza no curso de Geologia. Em 1981 inaugurou sua primeira Escola de Dança em Fortaleza e Permanece até hoje completando 41 anos de existência, fez especialização em Dança na Dance Center, escola filiada a Faculdade Católica da Bahia.

Como coreógrafa tem cursos e participações em Festivais nas diversas cidades do Brasil, como Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília, Belém, Recife, Amazonas, Salvador, Campina Grande, Teresina, João Pessoa, Goiânia, e no exterior, como em Praga – República Tcheca, França, Inglaterra, Bélgica, Itália, Espanha, Chile, Argentina e Colômbia, sendo premiada em vários deles.

Estudou com grandes Maitres no Brasil e no exterior entre eles; Eugenia Feodoro (RJ), Hugo Bianchi (Ce), Dilma Smith (RJ), Lenny Deile (RJ), Carlota Portela (RJ), Dalal Achcar (RJ), Marika Gidale (SP), Décio Otelo (SP), Mario Nascimento (SP), Denis Gray (RJ), Jô Jô Smith (USA)), Dora Andrade (CE), Jair Morais (PR), Wilma Vernon (RJ), Stefâny Montredea (USA),   etc. Fez mestrado pela UNIC – União Internacional de Intercâmbio Cultural – Brasil, Nova York e França e especializou-se em Dança Contemporânea.

Nessas várias décadas de Escola de Ballet Janne Ruth, sua vida foi totalmente direcionada para a Dança e o Teatro e nesses 27 anos de trabalho social o foco é o resgate da esperança e dos sonhos de jovens cearenses. Janne Ruth criou, administra, executa e coordena todos os Programas desenvolvidos na Instituição, ajudou outras ONG’s a desenvolver programas e projetos de sustentabilidade de suas ações, em 1999 lançou o Programa “Arte e Construção da Cidadania”, 2001 o Programa “Dançando, Brincando, Criando e Aprendendo”, em 2003 o “Arte e Movimento pela Vida”, em 2005 lançou o Programa “Ação e Cidadania”, 2010 Criou o Programa De Passo em Passo Promovendo a Inclusão através da Arte, Cultura, Esporte e Educação, entre outros até criar o Arte, Cultura e comunidade em 2019, no qual ganhou o criança esperança, parceria da Uesco e Rede Globo  e em 2011 criou um Programa específico em qualificação para agentes do interior do estado do Ceará, chamado Vila Cultural, Qualificação e intercâmbio cultural para monitores do interior do Estado Do Ceará, (Hoje modelo já na Paraíba, Rio Grande Do Norte e Bahia).

Desde então passou a ser convidada a proferir palestrante e defender a tese de como a arte têm o poder de transformação na vida de milhares de Crianças, adolescentes e Jovens, atua ainda como critica e jurada de dança em inúmeros Festivais Nacionais e internacionais do Brasil e no exterior

“Millenium”, “Kobras: Do Homem ao Animal”, “Lado a Lado”, “Labirinto”, “Sozinho”, “Terra, Sem Eira Nem Beira”, “Vida, Nós Existimos”, “No Nordeste é Assim”, “Califon” “O quinze” são alguns dos  espetáculos montados pelo BCAD e pela Cia. de Dança Janne Ruth e premiados em diversos festivais do planeta, sempre abordando temas relacionados à problemática social e questões atuais, promovendo um exercício de reflexão e discussão da realidade que queremos para o nosso país e para o mundo. Também com o intuito de transformar a dura realidade da juventude cearense, apresentando a arte como nova forma de viver.

NOVOS DESAFIOS

Sempre pioneira, além de ter realizado o primeiro Festival On-line do Brasil, em Abril de 2020, Janne Ruth está preparada para seu mais novo desafio: a quinta edição do Festival Internacional de Dança do CBDD Fortaleza, que vai acontecer de 28 a 31 de Outubro de 2021, no Theatro José de Alencar e Teatro do Shopping Rio Mar Fortaleza, sendo o primeiro Festival de Dança presencial no Ceará, desde março de 2020 quando iniciou a pandemia do Corona Vírus. Em 2021 o Festival do Conselho Brasileiro da Dança terá também uma versão online, de 18 a 21 de Novembro, com grupos e bailarinos do Brasil e outros países.

O Festival está com inscrições abertas: o presencial tem o prazo limite até o dia 6 de Outubro; o online está com o término das inscrições marcado para o dia 20 de Outubro para postar os vídeos e prazos de pagamento até o dia 6 de Novembro de 2021. Conta com 17 convidados, 5 internacionais e 12 nacionais. Esses professores e mestres serão responsáveis por avaliar os bailarinos, ministrar cursos e audições, dentre eles, o primeiro bailarino do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, Cícero Gomes, o diretor da Focus Cia de Dança, Alex Neoral (RJ), o premiado  Sérgio Lobato(RJ), ex diretor artístico da Escola de Teatro e Dança Bolshoi do Brasil, de Katty Houlis, representante do Youth America Grande Prix no Brasil, além de outros mestres conhecidos da dança nacional como Monique Paes (SP), Adriana Assaf (SP) e Victor Ciattei (RJ).

O Festival é responsável por exportar inúmeros bailarinos para vários países do mundo, através de nossas parcerias onde proporcionamos bolsas e vagas em escolas e companhias de danças renomadas tanto Nacionais como internacionais.

Pela importância e o crescimento do evento na Seletiva Fortaleza, a professora Janne Ruth tem construído parcerias com escolas, Companhias e conservatórios nacionais e internacionais de dança, trazendo inúmeras bolsas para serem distribuídas nessa seletiva de dança para os artistas participantes. Essa é a quinta edição e nos quatros anos anteriores, O Festival CBDD Fortaleza já enviou para o exterior 17 (dezessete) bailarinos e para outros estados do Brasil  e países do mundo.

Com o apoio da Rede CUCA, da Bravo Produções, da Evidence Ballet, TriscaDance e Só Dança Internacional, a capital cearense receberá mais um grande evento cultural produzido pela diretora Janne Ruth.

SERVIÇO

FESTIVAL CBDD FORTALEZA

De 28 a 31 de Outubro de 2021

no Theatro José de Alencar e Teatro Rio Mar Fortaleza.

Informações e inscrições pelo site: http://festivalcbddfortaleza.com.br/

Instagram: @festivalcbddfortaleza