Junho é mês de muita contação de histórias, tradição, fantasia e poesia no Projeto PALAVRAS
O Projeto PALAVRAS entra no sexto mês consecutivo de programação literária gratuita e o mês da tradição, de fé, causos e de costumes juninos em todo o Nordeste e Ceará, terá uma “anarriê” de imaginação, fantasias, contação de histórias, poesias trazidas de um baú especial. O projeto, que já virou referência quando o tema incentivo à leitura, conta com uma programação variada e neste mês brinda o público com a participação do Fernando Prado, o escritor Elias França e os contadores Bete Pacheco & Narradores do Cariri, Zé Bocca, Costureira de Histórias e Trovadores Itinerante.
O Projeto PALAVRAS é uma realização da Casa da Prosa ação conjunta com a Biblioteca Pública Estadual do Ceará e o Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas do Ceará, conta com o apoio institucional da Secretaria da Cultura do Ceará e a parceria e agradecimento da Enel, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura.
A programação gratuita e online continua pelo Instagram @palavras.projeto e pelo canal da Casa da Prosa no Youtube, da Biblioteca Pública Estadual do Ceará – BECE.
Confira mais na programação abaixo*
Dia 11 de junho, às 19h, o tocador, músico, cantador de prosa e verso Antônio Elias de França abre a programação do mês. Autor de nove livros e participação em outros três, Elias França é natural de Crateús e desde menino teve contato com as lendas e personagens do universo sertanejo, das brincadeiras e aventuras, que às vezes “precisava virar espantalho” para poder ver nascer e florescer todo o alimento do corpo e da alma, e ainda, de quebra, enxotar da mente seus medos e assombrações. Hoje na cidade, gosta de fazer várias coisas, como escrever poesias, tocar e cantar, compor músicas, pintar, fazer teatro e inventar historinhas para crianças e adolescentes. Mas, de vez em quando, ainda sente o Papão em cima do telhado a lhe perturbar o sono. E quase todo dia encontra o Babau nas esquinas, mundo afora, carregando seu enorme saco-cruz nas costas.
Dia 12 de junho, às 17h, a contação de histórias fica com o pedagogo Fernando Prado e seu espetáculo “Uma Árvore Me Falou”. O espetáculo parte da premissa que toda árvore tem uma história e cada costura do repertório é inspirada em contos populares, que norteiam a apresentação. Os contos são: A Menina e a Figueira (Domínio público), A Fruta Amarela (Ricardo Azevedo), A Árvore Generosa (Shel Silverstein) e O Curumim que Virou Gigante (Joel Rufino dos Santos). Este espetáculo adaptado para o audiovisual, traz referências visuais e sonoras que sublinham e emolduram as histórias, emocionando e divertindo crianças de todas as idades. Fernando também é ator, contador de histórias, diretor teatral, e especialista em arte educação. Há mais de 20 anos atua em comunidades de risco social e vulnerabilidades, utilizando a arte e a literatura como meios de transformação social. Atualmente, escreve e produz vídeos performances com poesias na página @_apalavrando do Instagram.
Dia 20 de junho, 16h, o Projeto Palavras recebe o grupo Contação de histórias com Trovadoras Itinerante, uma dupla de artistas que percorrem o mundo para contar e ouvir histórias e canções de tradição oral de seus povos. Um projeto que chegou ao Brasil, em 2013, percorreu países como Espanha, França, Holanda e encontrou pouso fértil em terras portuguesas, onde residem atualmente. Nele, as multi artistas, escritoras e investigadoras Josy Correia e Luciana Costa, realizam coletas etnológicas, publicações literárias, formações artísticas, sessões de contos, música e artes cênicas de modo criativo, interativo e divertido, com concertos e espetáculos para todas as idades.
Dia 23 de junho, 17h, é a vez de José Antônio Carlos, mais conhecido por Zé Bocca. O ator e contador de histórias, iniciou a carreira artística em 1988 no Grupo de Intervenção Performática Olho da Rua, que reuniu jovens aspirantes a atores, cantores, educadores e músicos para divulgar poesia nas ruas e praças de Sorocaba e região. Trabalhou como ator nas companhias Tubarão, Piracicaba e Diesel 27. Fundou o grupo Teatro Histórias e Canções, que desenvolve trabalhos institucionais junto a empresas, com temas referentes à saúde e segurança do trabalhador. Como contador de histórias já percorreu diversas capitais brasileiras, foi vencedor do Festival de Humor de Sorocaba, na categoria Causos e Mentiras, em 2007. Em 2019, lançou o livro O Bicho Mais Poderoso do Mundo pela Editora Aletria. Ministra oficinas e palestras sobre a arte de narrar histórias. É representante regional da RIC (Red Internacional de Cuentacuentos).
Dia 25 de junho, também às 17h, o público confere muitos causos e contação de histórias com o grupo Narradores Cariri & Beth Pacheco. Criado em 2019, o coletivo é um grupo de contadores orais urbanos, que narram histórias recolhidas e de autores, além de criações afetivas partindo das suas memórias. O grupo se propõe a pesquisar os contos de tradição da região do Cariri. O coletivo é composto de sete narradores: Aline Sousa, Carlê Rodrigues, Conceição de Maria, Elisabete Pacheco, Jeronimo Gonçalves, Rebeca Baia e Regiane Rodrigues. Cada integrante tem trajetórias diferentes e ao mesmo tempo constrói e terce as tramas de várias histórias que permeiam o Cariri cearense, assim como as tramas que tecem os tecidos, que são reconstruídos em cortinas de chita, fuxico e retalhos; mulheres contam as raízes da oralidade desse território mítico e encantado. O grupo surgiu a partir das participações na Mostra Nacional de Contadores de Histórias nas Terras Cariri e na Escola de Narradores – turma Cariri.
No dia 26 de junho, às 16h, a programação encerra com o grupo Costureira de Histórias apresenta o espetáculo “História é o bicho!”. O grupo, que tem a palavra encantada como a principal matéria-prima de seu ofício e presença no mundo, é formado por Camila Barbosa, Elzilene Nóbrega, Mônica Rodrigues e Tâmara Bezerra. Há 10 anos partilha sonhos e pesquisas com a literatura oral e atua como contadores de histórias e formação de narradores, de educadores e mediadores de leitura.
*Programação
Data | Local | Atração | Horário |
11/06 | Instagram @palavras.projeto e canal Youtube BECE | Encontro com Autor com Elias de França | 19h |
12/06 | Youtube Casa da Prosa e BECE | Contação de Histórias com Fernando Prado | 17h |
20/06 | Instagram @palavras.projeto e canal Youtube BECE | Contação de histórias com Trovadoras Itinerante | 16h |
23/06 | Youtube Casa da Prosa e BECE | Contação & Recital com Zé Bocca | 17h |
25/06 | Youtube Casa da Prosa e BECE | Recital Poético com Bete Pacheco & Narradores Cariri | 17h |
26/06 | Youtube Casa da Prosa e BECE | Contação de Histórias com Costureira de Histórias | 16h |
O Projeto:
O projeto PALAVRAS é uma realização do escritor e produtor Almir Mota e da contadora de histórias e terapeuta Júlia Barros, ambos realizadores do Baú de Leitura e narradores da Casa da Conto. Uma ação conjunta com a Biblioteca Pública Estadual do Ceará e o Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas, o projeto PALAVRAS conta com o apoio institucional da Secretaria da Cultura do Estado e a parceria e agradecimento da Enel, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura.
O projeto PALAVRAS promove a democratização do livro e da literatura cearense com ênfase na formação de leitores, por meio de uma ampla programação que contempla recitais poéticos, contações de histórias, encontros com autores e ilustradores e lançamentos de livros. O projeto mobiliza alunos e professores da rede pública de ensino, mas destina-se ao público em geral.
Serviço:
Projeto PALAVRAS
Dias: Terças, quintas e sextas, sempre às 16h, 17h e 19h – GRATUITO
Programação infantil: quartas-feiras – Gratuito.
Mais informações sobre a programação nos Instagram @palavras.projeto e @bece_bibliotecaestadualdoceara
Coordenação Geral: Almir Mota
Curadoria: Júlia Barros
Produção executiva: Lara Leoncio
Identidade visual: FOCARTE