Luto coletivo: entenda sobre o peso do sentimento compartilhado
Clube de pesquisa e estudos sobre a morte promove Death Coffee online
Em tempos de situações delicadas, como tragédias e desastres naturais, como as enchentes do Rio Grande do Sul, a sociedade tende a compartilhar o mesmo sentimento, o luto coletivo.
A enfermeira especializada em tanatologia, Cláudia Oliveira, enfatiza os detalhes do sentimento. “O luto coletivo nos conecta mutuamente, criando um espaço para a compaixão e solidariedade mútua. No entanto, também pode trazer desafios delicados, como a sobrecarga emocional”, explica.
O excesso de notícias difíceis pode causar angústia, ansiedade ou até mesmo episódios depressivos, por isso, é preciso ter um controle emocional. “A neurociência nos ensina que a cada 10 minutos de exposição a notícias difíceis, as emoções se intensificam e permanecem reverberando em nosso corpo por até 5 a 6 hora podendo desencadear sintomas como taquicardias, dormências e até mesmo, manchas na pele”, alerta a psicanalista e coordenadora do Clube Tanato, Natalia Pinto.
“Ao estarmos expostos a informações delicadas, é necessário um preparo emocional, como o autocuidado, relaxamento e um suporte profissional”, acrescenta o jornalista Miguel Anderson, âncora do programa balanço geral da TV Cidade.
A Dra. Anne Marise, terapeuta ocupacional, ressalta a importância de um acompanhamento psicológico aos que lidam com os sentimentos do luto. “A sensação de vazio e o isolamento que se instala após um evento trágico podem manifestar um processo de sofrimento com raros momentos de prazer social. Por isso, é necessária uma escuta ativa e um acompanhamento especializado”, conta.
Pensando nisso, o Clube Tanato irá realizar um Death Coffee online e totalmente gratuito, onde será abordado e aprofundado de forma leve o tema “Em tempos de Luto Coletivo, o peso da dor é compartilhado entre todos nós”, no dia 29 de junho, às 9h.
Segundo a psicanalista e coordenadora do Clube, Natália Pinto, o evento visa discutir os sentimentos que o luto coletivo transpassa em cada um. “Ao incentivar a aceitação, conseguimos revelar como o sentimento transpassa de maneiras diferentes em cada um”, conta. “Além de discutir sobre o assunto, iremos abordar processos que o enlutado percorre e indicar formas de acolhimento”, finaliza.
Sobre o Clube Tanato
O Clube Tanato é um projeto de iniciativa da Rede Memorial Fortaleza e tem o intuito de falar abertamente sobre a vida, a morte e o morrer de uma forma leve e livre de tabus, ajudando as pessoas a ressignificarem o olhar sobre a consciência da finitude. Já foram impactadas milhares de pessoas, entre cientistas, especialistas e comunidade.
Serviço:
Death Coffee de Clube Tanato
Quando: 29 de junho
Horário: 9h
Inscrição gratuita pelo link: https://docs.google.com/forms/
Onde: Instagram do Clube (@clubetanato) –https://www.instagram.com/