TV News

Mecânica, elétrica, óleos, fluídos, bateria e até peças desgastadas devem ter atenção redobrada antes de pegar a estrada no Carnaval

A estrada é um dos modais que deve ser escolhido por muitas pessoas no feriado de Carnaval, cuja data oficial é na terça-feira, 4 de março. No entanto, quem pode esticar, já começa seguir para as praias do litoral, serras ou mesmo estados vizinhos na sexta-feira, 28 de fevereiro. Mas para fazer uma viagem segura, é necessário agendar com antecedência uma revisão detalhada na oficina de sua confiança. Mecânica, elétrica, óleos, fluídos, bateria, peças desgastadas, alinhamento e balanceamento, além da qualidade da borracha e dos limpadores do para-brisa, chave de roda, macaco, estado do cinto de segurança e o triângulo de sinalização, devem estar na lista de prioridades do condutor.

Segundo o especialista automotivo Leonardo Mendonça, da LS Centro Automotivo, “uma pane na bateria, por exemplo, pode comprometer a viagem de quem optou por viajar de carro. A revisão geral é de extrema importância para quem não está atento aos índices de revisão por quilometragem, que varia de cada modelo, ou por tempo pré-determinado, conforme o manual da montadora. Até mesmo quem faz as revisões periodicamente, é sempre bom passar na oficina para garantir uma viagem ainda mais segura para todos os ocupantes e até terceiros”. O ideal, ressalta Leonardo, é fazer o agendamento na oficina com antecedência, já que o Carnaval está próximo.

Com um time de profissionais capacitados no segmento, a LS Centro Automotivo listou outros itens que são observados durante a revisão de um veículo. São eles: alinhamento, balanceamento, freios, air-bags, escapamento, calibragem dos pneus, pastilhas, discos e lâmpadas. “Recentemente, chamamos a atenção para os extintores veiculares que podem voltar a ser obrigatórios. Caso o condutor ainda tenha esse equipamento em seu carro, é importante que ele esteja dentro da validade. Do contrário, poderá ser multado em alguma blitz. Conhecer o seu carro faz toda a diferença para evitar aborrecimentos e prejuízos maiores. Qualquer sinal diferente, ou mesmo um alerta no painel, é recomendado fazer uma parada na oficina”, esclarece o especialista.

Entre altas e baixas, o preço do combustível tem pesado no bolso do consumidor. Então, outra dica de Leonardo para quem vai pegar a estrada ou mesmo ficar na cidade é fazer a calibragem corretamente, que geralmente está indicada no canto da porta do condutor. “Não seguir à risca, aumenta o consumo do combustível. Viajar com os vidros abertos também. Já no caso do óleo, o ideal é que a checagem seja feita com o veículo frio e em local plano. Observe também a procedência, pois o preço abaixo do mercado pode custar bem mais caro com o comprometimento de alguma peça danificada”, observa.

Por fim, e não menos importante, Leonardo chama a atenção para o estado dos cintos de segurança. “Caso haja um desgaste e ele não fique totalmente preso ao corpo, é preciso fazer a sua substituição para a segurança de todos os ocupantes, sejam eles adultos, crianças, adolescentes e até mesmo os pets. “Por falar nisso, as cadeirinhas, os assentos de elevação e até os equipamentos de proteção para os animais precisam obedecer a faixa etária e tamanho deles, respectivamente”, conclui o especialista.

Serviço:
LS Centro Automotivo
Endereço: Avenida Júlio Jorge Vieira, 860, Cidade dos Funcionários, Fortaleza/CE
Horário de Funcionamento: segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas; aos sábados, das 8 às 12 horas
Formas de pagamento: cartão em até 10 X sem juros e PIX, além de boletos mediante aprovação de cadastro para Pessoa Jurídica
Informações: (85) 3279-6640
Instagram: @lscentroautomotivo