TV News

Menopausa: médica reforça que é preciso preparação psicológica para conviver com as mudanças no corpo

As mulheres precisam compreender que a menopausa não é uma doença, é uma mudança fisiológica, pela qual todas nós vamos passar, e que envelhecer faz parte da vida

A menopausa até hoje é tratada como a perda da função reprodutiva da mulher e sabemos que envolve diversos outros fatores importantes. A desinformação e o preconceito continuam sendo os principais inimigos das mulheres que chegam a essa fase da vida. E é com o objetivo de desmitificar esse tema que o Emilio Ribas Medicina Diagnóstica promove no próximo dia 28 de abril, às 19h, uma live aberta ao público com a médica ginecologista e obstetra Dra. Michelle Sena.

Cientificamente, a menopausa é o nome dado à última menstruação que acontece na vida da mulher; já a fase da vida que vai dos 40 aos 65 anos é chamada de climatério. A partir dos 40 anos, os ovários deixam de produzir os hormônios femininos e é por isso que a menstruação não acontece mais. Então, é desencadeada uma série de sintomas no corpo feminino, como ressecamento da pele e dos cabelos, mudanças de humor, desânimo, insônia, calores, além de uma irregularidade no ciclo menstrual, em que pode haver uma extensão da menstruação, podendo passar mais de 30 dias menstruadas ou haver uma interrupção do ciclo menstrual.

Quando a especialista fala em preparação psicológica, refere-se à adaptação às mudanças pelas quais o corpo feminino irá passar durante o climatério. “Informar-se é o primeiro passo, já que muitas mulheres não sabem quando estão passando por esse período e são pegas de surpresa. Por exemplo, mulheres que são extremamente ativas, vaidosas, que sempre cuidaram da pele e de repente veem mudanças no corpo delas. Também é comum que elas comecem a ter uma distribuição da gordura corporal diferente, essa gordura tende a se concentrar mais no abdômen. Se uma mulher na faixa dos 40 anos sente calor e tem esses outros sintomas, nós já sabemos que a paciente está na fase do climatério” afirma a especialista.

Na live, que acontece no dia 28 de abril, quarta-feira, às 19h, no perfil do Emilio Ribas Medicina Diagnóstica no YouTube, o público poderá tirar todas as dúvidas a respeito da menopausa e do período do climatério. Além disso, esclarecer questões sobre a menopausa precoce e de que forma tratamentos, como quimioterapia e radioterapia, podem acelerar a fase do climatério em algumas mulheres.

Minicurrículo: Dra. Michelle Sena (CRM 11158 | RQE 6713) é médica ginecologista e obstetra, com residência pelo Hospital Geral de Fortaleza (HGF), preceptora da residência médica em ginecologia e obstetrícia e ginecologista do ambulatório de climatério pela Maternidade Escola Assis Chateaubriand. Atualmente, é Mestranda em Saúde da Mulher pela Universidade Federal do Ceará (UFC).

Serviço: Live – Menopausa e os cuidados com sua saúde

Data: 28 de abril de 2021

Horário: às 19h

Plataforma: Perfil do Emilio Ribas Medicina Diagnóstica no YouTube

Emilio Ribas Medicina Diagnóstica

https://www.youtube.com/emilioribas

Mais informações à imprensa: Inove Comunicação – Assessoria de Imprensa do Emilio Ribas Medicina Diagnóstica – Verônica Melo (85) 99680-0908 | Sarah Sousa (85) 99995-5426.