Mente humana: Estácio oferece suporte psicológico gratuito à população
A ginasta norte-americana Simone Biles, destaque mundial no esporte, abdicou de disputar medalhas olímpicas devido à necessidade urgente de cuidados com sua saúde mental. A desistência de Biles surge como um exemplo direto – e corajoso – de como os fatores psicológicos podem ser impeditivos e desgastantes ao extremo. Entretanto, o sofrimento psíquico em questão faz parte do cotidiano da grande maioria da população, atingindo famosos e anônimos, milhões que sofrem diariamente com tais problemas, males que podem até acarretar em novas patologias.
De acordo com informações de pesquisa do Fórum Econômico Mundial, realizada pelo Instituto Ipsos, já em 2021, 53% dos brasileiros confessaram que a saúde emocional e mental piorou em pequenas ou grandes proporções nos últimos 12 meses, fato que está diretamente conectado ao atual cenário pandêmico no planeta. Para Sarah Kurz, coordenadora de Psicologia da Estácio Ceará, a preocupação com a mente precisa ser constante.
“A saúde mental não pode ser negligenciada. Cuidados com a saúde não se resumem a boa alimentação, prática de atividade, mas um cuidado constante com as emoções é absolutamente necessário”, explica a psicóloga.
Estimulado pela evidência do assunto, o Centro Universitário Estácio do Ceará estará levando ao Shopping Benfica, nos dias 6 e 7 de agosto, profissionais das mais variadas áreas profissionais, oferecendo gratuitamente serviços, dicas e atenção à população em geral. Dentre eles, acadêmicos de Psicologia estarão realizando um trabalho de psicoeducação – também chamado de escuta educativa -, debatendo termos específicos, dando apoio e suporte para ajudar a entender o que se passa em nossa mente.
“A psicoeducação visa proporcionar uma prevenção e conscientização em relação à saúde mental. Auxiliar as pessoas a reconhecerem suas emoções diante dos contextos nos quais estão inseridas e fornecer instrumental psicológico e pedagógico para compreensão das patologias”, completa Sarah.
Vale ressaltar que a Estácio possui uma Clínica Escola que atende gratuitamente toda e qualquer pessoa que necessitar de auxílio psicológico, um projeto voltado para intensificar a busca por entender mais e melhor a mente humana, encontrando soluções e direcionamentos que certamente podem transformar vidas.