Missão dos Países Baixos visita instalações no Ceará e debate sobre energias renováveis e infraestrutura
A Vice-Embaixadora dos Países Baixos no Brasil, Afke Mulder, esteve recentemente no Ceará, juntamente com a Missão Empresarial dos Países Baixos. Afke foi recebida pela embaixadora dos Países Baixos no Ceará, Annette Reeves de Castro, a fim de dar continuação a discussões sobre o atual momento do Ceará neste cenário.
O encontro contou com o consultor do Banco Mundial para o Centro de Inovação e sócio-fundador da BFA Assessoria em Finanças e Negócios, Célio Fernando, e ocorreu dentro da programação já avançada dos Países Baixos, aprofundando oportunidades de investimentos no Ceará, em busca de novas parcerias no setor de energias renováveis, hidrogênio verde, neste momento de transição.
Na visão estratégica dos Países Baixos, o nordeste do Brasil tem uma posição única devido à abundância de recursos naturais para energia renovável. E o Brasil, incluindo a região Nordeste, tem uma grande oportunidade de assumir um papel importante no mercado de energia e indústria verde no mundo.
Uma das ambições compartilhadas é criar um corredor de energia verde entre o nordeste do Brasil e a Europa, com o Porto de Rotterdam, incluindo para hidrogênio verde.
“Criar esse corredor exige uma nova cadeia de valor, e para isso é necessário infraestrutura, incentivos, parcerias e condições adequadas. Requer o envolvimento público e privado”, destaca Annette de Castro.
A delegação está explorando o que é necessário em términos de infraestrutura para o Global Gateway da Uniao Europeia nesta transição, a fim de reduzir o risco dos projetos de investimento.
Os Países Baixos já são o maior parceiro internacional do Ceará na área portuária desde o acordo firmado em outubro de 2018 com o Porto de Roterdã, e vem investindo profundamente desde esta época na consolidação desta posição, mais recentemente em 2022 com a vinda de Stolthaven Terminals na logística portuária.
“Por meio de sua infraestrutura diplomática e de desenvolvimento, os Países Baixos acompanham e incentivam a construção contínua do seu vínculo com o Ceará”, ressalta Annette.
Durante o encontro, Afke Mulder teve a oportunidade de conhecer o presidente do Complexo do Pecém, Max Quintino. Na ocasião, Célio Fernando destacou a importância do encontro para planejamento e implementações de novas ações em conjunto, em prol do fortalecimento das energias renováveis.