Movimentos populares e de direitos humanos realizam plenária em apoio à candidatura da defensora Sâmia Farias
No próximo dia 6 de outubro, os defensores públicos do Ceará irão às urnas escolher a nova defensora pública geral para o biênio 2024/2025. Os nomes mais votados irão compor uma lista tríplice a ser apresentada ao governador Elmano de Freitas. A atual subdefensora, Sâmia Farias, é candidata a defensora geral do Estado e receberá nesta quinta-feira (28), às 19h, o apoio dos movimentos populares do Ceará durante plenária a ser realizada na sede do MST (Centro de Formação Frei Humberto – Rua Paulo Firmeza, 445, São João do Tauape).
Intitulado “Plenária Movimentos Sociais com Sâmia Farias: Por uma Defensoria Popular”, o evento contará com representantes de movimentos sociais, professores e juristas. “Sabemos que a Defensoria é fundamental para defesa dos Direitos Humanos e das demandas populares. A atual gestão tem como marca o apoio às lutas populares, das mulheres, dos negros e negras, da população LGBTQIA+ e da defesa da democracia. Sâmia e Leandro representam o avanço desse projeto democrático e popular da instituição”, frisa Cláudio Silva, advogado, professor e membro do Movimento Brasil Popular. A plenária é promovida pelo Movimento Brasil Popular (MBP) e pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST).
Entre os compromissos assumidos por Sâmia Farias e Leandro Bessa, candidato a subdefensor, está a ampliação dos projetos que dialogam e fortalecem a sociedade civil e os movimentos sociais, como a Ouvidoria Externa, o Orçamento Participativo e a Defensoria em Movimento, além da implantação de novas ações para potencializar o acesso à justiça pelos cearenses. “Precisamos consolidar a Defensoria como instituição formadora e catalisadora de políticas públicas, para isso vamos nos envolver ainda mais nos mecanismos de controle e participação social, incentivar e apoiar as lutas por ampliação de direitos. A Defensoria é do povo do Ceará e nada mais justo que escutar e acolher os movimentos sociais que tanto batalham pelo fortalecimento dessa instituição ”, enfatiza Sâmia.
Outro ponto importante apresentado pela candidata é a ampliação e interiorização da Defensoria, com novas cidades atendidas e mais direitos chegando ao interior do Ceará por meio do programa Defensoria em Movimento. “Cuidar bem das pessoas é uma prioridade para nós, precisamos levar mais justiça, igualdade e cidadania a quem realmente precisa dos nossos serviços”, complementa Sâmia.
Saiba mais sobre Sâmia Farias
Sâmia Farias é cearense, exerce a profissão há quase 15 anos, e há dois anos e meio vem atuando como subdefensora geral, e é formada em Direito pela Universidade Federal do Ceará, com especialização em Ciências Criminais. Seu primeiro concurso e opção foi pela Defensoria por querer contribuir para uma sociedade mais justa e igualitária. Em 2008, iniciou sua trajetória dentro da instituição, atuando nas comarcas de Trairi, Cascavel, Aquiraz e, posteriormente, em Fortaleza. Na capital, trabalhou em defensorias criminais, de família, fazenda pública e núcleos especializados da moradia e do idoso. Atualmente, é titular na 8ª Defensoria do Núcleo de Atendimento e Petição Inicial e na Unidade Móvel.
Ao lado das defensoras gerais Mariana Lobo e Beth Chagas, vem contribuindo com as gestões nos últimos mandatos, tendo exercido as funções de Secretária Executiva, Assessora de Desenvolvimento Institucional e Supervisora do Núcleo de Estágio da Defensoria. No cargo de subdefensora geral, trabalha pela consolidação da autonomia e pelo avanço da Instituição.
Sâmia Farias atuou na Associação dos Defensores e Defensoras Públicas do Estado do Ceará (Adepec) por dois mandatos, como secretária e diretora de eventos. Nesse período, destaca-se o seu trabalho em prol da valorização dos defensores e da Instituição, além da articulação política.