Municípios da região Norte aderem a startup de material reciclável Eco da Gente

Os municípios de Uruoca, Graça e Mucambo, são referências na implantação da coleta seletiva na região Norte do Estado.  A Startup Eco da Gente, criada como um negócio de impacto socioambiental, já iniciou a coleta seletiva e a integração de catadores de recicláveis. Já somam 14 catadores recicláveis contratados pela startup e recebem capacitação, equipamentos e orientações da coleta.

A Startup Eco da Gente garante a redução da vulnerabilidade social dos catadores locais, garantido renda mínima de 01 (Um) salário mínimo aos participantes integrados e a compra garantida de toda a produção dos catadores associados. “Reduzimos duas das principais mazelas existentes em nossa sociedade e nos pequenos municípios, a disposição inadequada do “lixo” e a vulnerabilidade social dos catadores de materiais reciclados através de ações socioambientais”, argumenta o Gestor de Negócios da Eco da Gente, Igor Furtado.

Em Uruoca, foi sancionado o Decreto N° 030/2019 de 31 de outubro de 2019, assinado pelo ex-Prefeito Francisco Kilsem, a coleta seletiva é Lei e em breve, será implantada em todo o município, na sede e zona rural. “Um bom negócio para o bem de todos, levando em consideração o impacto produzido e o baixo custo do contrato aos municípios.  Somos um projeto permanente de educação ambiental e de coleta seletiva”, reforça o ex-prefeito, Francisco Kilsem.

A implementação da coleta seletiva é fundamental para proporcionar qualidade de vida aos catadores de materiais recicláveis, além da importância de contribuir para os cuidados com o meio ambiente. Após termo firmado de abandono do lixão, os catadores recebem apoio, fardamento, EPI´S e o acompanhamento do time de gestão social da Eco de Gente composto por assistentes sociais, pedagogos, psicólogos e médico do trabalho. 

Para Igor Furtado, a tecnologia é utilizada em favor do meio ambiente e da comunidade local. “Trazemos eficiência e inteligência artificial para o processo por meio de uma plataforma mobile que otimiza o cadastro das casas, dos grandes geradores e parceiros por georreferenciamento, o que possibilita uma análise em tempo real da participação da população nos dias da coleta seletiva”, disse Igor.