Na trajetória da autonomia, turma de Horizonte apresenta criações em Desfile de Moda Sustentável, no Senac RioMar

Formandos mostram suas criações com um desfile nesta segunda-feira, 02, às 17h, no Senac Riomar

Mãe de três filhos e desempregada, a artesã Perlla de Oliveira, 30, encontrou no curso de Modelista oferecido pelo Espaço do Trabalhador, equipamento da Prefeitura Municipal de Horizonte, na Região Metropolitana de Fortaleza, uma nova oportunidade de trabalho. Agora com novo propósito, ela está investindo na abertura de sua própria empresa de confecção e customização de roupas e acessórios em linha sustentável. As primeiras criações com seu nome e também de outros 16 alunos do curso serão apresentadas nesta segunda-feira, 02 de dezembro, em desfile aberto Moda Sustentável ao público no Espaço Senac, no Shopping RioMar Fortaleza, às 17h.

O desfile faz parte do Projeto Integrador do curso de Modelista, ministrado pelo Senac em Horizonte, que trabalhou todas as etapas de criação de uma coleção, na teoria e na prática, a partir de ações criativas em sustentabilidade, apostando em elementos que antes seriam descartados, como retalhos de jeans e malhas. O uso de objetos como CD’s na produção de botões e pastilhas, assim como em bijuterias, também é um detalhe curioso na proposta. 

De acordo com a pesquisa da fundação The Ellen MacArthur, que estuda novas formas de economia, aproximados US$ 500 bilhões são desperdiçados com peças de roupas pouco ou nada usadas, que são descartadas em aterros sanitários. Nesse contexto, para a professora da turma, Edenisia Figueiredo, abordagens ecologicamente amigáveis e que visem diminuir impactos no meio ambiente começam a figurar em alta no mundo da moda. 

EMPREENDEDORISMO E RENDA

“O curso de Modelista abriu minha mente. Com ele, pude aprimorar meus conhecimentos sobre costura e me preparar para o mundo dos negócios. Agora quero ter minha própria marca”, Perlla de Oliveira reafirma o desafio.

Futuro semelhante traça Janayane Maciel, 34, também moradora de Horizonte, que há mais de 10 anos batalha como costureira autônoma. “Me sinto mais preparada, mais completa em meu trabalho”, diz, confiante. “Não perco mais tecido e nem vou refazer trabalho por falta de técnica”.

O curso de Modelista faz parte do roll de capacitações e aprimoramento de técnicas voltadas para o mercado de trabalho, oferecidas para a população alvo do Cadastro Único pelo Espaço do Trabalhador de Horizonte, realizado em parceria com o Senac. 

Essencialmente um lugar de novas oportunidades, o Espaço do Trabalhador oferece caminhos possíveis para uma trajetória de autonomia por meio de cursos, capacitações, orientações e inserção no Banco de Talentos, que é compartilhado com empresas e indústrias locais.

SERVIÇO

Desfile de Moda Sustentável – Turma Horizonte 

Segunda-feira, 02 de dezembro de 2019

Às 17:00, no Shopping RioMar Fortaleza 

No Espaço SENAC, Piso L2

R. Des. Lauro Nogueira, 1500 – Papicu

PREFEITURA MUNICIPAL DE HORIZONTE 

CONTATO PARA ENTREVISTAS: Sec. de Assistência Social e Trabalho – Shirley Braga 85 8863-3684