TV News

Natura lança programa de bolsas de estudos para Consultoras com até 80% de desconto em cursos de ensino superior

Novo benefício facilita acesso de Consultoras de Beleza a cursos de formação superior em instituições de todo o Brasil. Oferta amplia portfólio de iniciativas educacionais da marca, como o programa de crédito educacional, que já financiou mais de 500 mil reais em estudos para as Consultoras desde 2020.

A marca anuncia a ampliação de seu ecossistema de educação. Com a nova parceria com a Quero Bolsa, mais de 1,5 milhão de Consultoras poderão ter acesso a bolsas de estudo com até 80% de desconto na mensalidade em cursos de graduação, pós-graduação e tecnólogo em mais de mil instituições de ensino espalhadas por 5 mil municípios de todo o país.

Com a iniciativa, a Natura busca ampliar a capilaridade de cursos de formação superior, buscados pela maioria das Consultoras que acessam a plataforma de benefícios Natura Educação. Além da bolsa de estudos por meio do parceiro, a Natura subsidia parte do valor da pré-matrícula cobrada no momento da inscrição.

“Este é um movimento importante para ampliar o ecossistema Natura Educação para as Consultoras. Temos uma solução para qualquer pessoa, independentemente do seu grau de escolaridade ou idade, que queira começar o retomar um projeto de vida. A educação é um dos aspectos fundamentais para o desenvolvimento de cada uma de nossas Consultoras e de suas famílias, e para o avanço de nosso modelo comercial. Nosso entendimento é que, a partir de uma perspectiva integrada que transcenda a geração de renda, podemos contribuir cada vez mais para que elas tenham real prosperidade e se tornem protagonistas de suas histórias”, afirma Erasmo Toledo, vice-presidente de Negócios da Natura no Brasil.

A plataforma também conta desde 2020 com o programa Crédito Educacional Natura, voltado para Consultoras que desejam financiar um curso para si ou para um membro da sua família. O valor é repassado diretamente para a instituição educacional escolhida e aprovada pelo parceiro no projeto, a startup MOVA. No momento da solicitação do crédito, a Consultora escolhe a quantidade de parcelas para quitar o empréstimo social, que é concedido sem juros, financiado pela Natura. Desde 2020, o programa já repassou R$ 500 mil em créditos educacionais que viabilizaram cursos de formação superior nas mais diversas áreas do conhecimento, como Administração, Logística, História, Educação Física, Enfermagem, Direito e Tecnologia da Informação. 

“A premissa do nosso Crédito Educacional é ser um modelo sustentável de financiamento educacional que opera dentro de um ciclo virtuoso, uma vez que o mesmo dinheiro que financia uma consultora hoje, financia outra amanhã – e o risco é assumido pela Natura. Ações como essa simbolizam muito bem o nosso propósito de inovar: criar soluções disruptivas que gerem impacto social, econômico e ambiental positivo e que são capazes de beneficiar todas as partes da nossa cadeia de valor”, acrescenta Erasmo.

A maior parte dos recursos usados no eixo de educação da Natura tem como fonte a comercialização dos produtos da linha Crer Para Ver, cujo valor integral do lucro obtido com as vendas é investido em projetos para aprimorar a qualidade da educação pública e impulsionar a educação da rede de consultoras. Em 2020, pelo terceiro ano consecutivo, a Natura atingiu recordes de arrecadação com a linha Crer para Ver: foram mais de R$ 79,3 milhões no Brasil e nos demais países da América Latina, aumento de quase 50% em relação a 2019. No Brasil, o engajamento das consultoras com a comercialização dos produtos também aumentou – mais de 1,1 milhão de consultoras venderam ou compraram pelo menos um produto da linha ao longo do ano.

Iniciativas guiadas pelo IDH

Todos os benefícios que constituem o ecossistema de educação da Natura, incluindo a parceria com o Quero Bolsa e o Crédito Educacional Natura, são resultado do Índice de Desenvolvimento Humano das Consultoras Natura (IDH-CN), o primeiro do tipo no mundo. Lançado em 2014, a métrica inspirada no indicador do Pnud (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento) permite acompanhar as condições de vida das Consultoras nas dimensões saúde, conhecimento e trabalho e, a partir dos resultados, definir estratégias para construir soluções sociais de acordo com as necessidades da rede.

Também nasceu desse estudo a oferta de cursos preparatórios para o ENEM, cursos técnicos e de idiomas, além de cursos de educação financeira e de inclusão digital. Até o momento, mais de 110 mil Consultoras já concluíram algum curso no portal de treinamentos da Natura, mais de 42 mil fizeram cursos online para capacitação via WhatsApp e mais de 4 mil já utilizaram algum benefício educacional oferecido pelos parceiros da Natura.

Em 2019, a Natura registrou avanço de 3,1% no IDH-CN em comparação com 2017. O resultado positivo foi impulsionado pelos indicadores de saúde e de educação financeira. O índice também revelou que as Consultoras de Beleza Natura possuem cerca de 12,4 anos de estudos, uma média acima do IDH do Brasil, que é de 7,7 anos, e que, ao trabalhar como Consultora Natura por um ano, o IDH-CN aumenta, em média, 1,8%.

As ações de educação são coordenadas pelo Movimento Natura – área da marca que há mais de 15 anos se dedica exclusivamente à geração de impacto social através da venda direta – em parceria com Instituto Natura. Os projetos liderados pelo Movimento, como a plataforma Natura Educação e o IDH de toda a rede de Consultoras, buscam aumentar o desenvolvimento social das Consultoras de Beleza Natura e empoderá-las como agentes de transformação social dentro de suas comunidades.

Sobre a Natura  

Fundada em 1969, a Natura é uma multinacional brasileira de higiene e cosmética. Conta com mais de 1.8 milhão de consultoras na América Latina, sendo líder no setor de venda direta no Brasil. Faz parte de Natura &Co, resultado da combinação entre as marcas Avon, Natura, The Body Shop e Aesop. A Natura foi a primeira companhia de capital aberto a receber a certificação de empresa B no mundo, em dezembro de 2014, o que reforça sua atuação transparente e sustentável nos aspectos social, ambiental e econômico. É também a primeira empresa brasileira a conquistar o selo “The Leaping Bunny”, concedido pela organização de proteção animal Cruelty Free International, em 2018, que atesta o compromisso da empresa com a não realização de testes em animais de seus produtos ou ingredientes. Com operações na Argentina, Chile, Colômbia, Estados Unidos, França, México, Peru e Malásia, os produtos da marca Natura podem ser adquiridos com as Consultoras, por meio do e-commerce, app Natura, nas lojas próprias ou nas franquias “Aqui tem Natura”. Para mais informações, visite www.natura.com.br  ou acesse os perfis da empresa nas redes sociais: LinkedIn, Facebook e Instagram