No mês de combate à cegueira, profissionais do Hospital de Olhos Santa Luzia alertam sobre a importância da prevenção
Neste mês, em que o Brasil vivencia o “Abril Marrom”, campanha que tem como objetivo divulgar informações sobre a prevenção, o combate, e a reabilitação das diversas espécies de cegueira, os oftalmologistas do Hospital de Olhos Santa Luzia alertam sobre a importância da prevenção. A campanha é fundamental, já que a maioria dos casos de cegueira é tratável quando diagnosticada precocemente. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), de 60% a 80% dos casos de cegueira são evitáveis.
Entre as causas mais comuns de cegueira evitável no Brasil estão: a catarata, o glaucoma, os erros refratários, a retinopatia diabética, a degeneração macular relacionada à idade (DMRI), e as oclusões venosas. Essas doenças atingem milhares de pessoas e podem ser tratadas quando diagnosticadas precocemente.
“Por isso é tão importante a prevenção, o acompanhamento com especialista em retina para pacientes portadores de diabetes, hipertensão arterial e acima de 60 anos. Uma vez diagnosticada precocemente a doença, eles terão melhores resultados visuais ao tratamento”, alerta Luiz Guilherme Freitas, especialista do Centro de Diagnóstico de Retina e Vítreo do Hospital de Olhos Santa Luzia.
De acordo com Clovis Freitas, outro especialista do Centro, a visita ao oftalmologista deve ocorrer desde a primeira infância e em todas as fases da vida é preciso monitorar a saúde dos olhos. “Muitas dessas doenças são silenciosas, não apresentando sintomas nas fases iniciais, detectá-las precocemente previne a perda da visão”, explica.
Além de profissionais altamente qualificados, o Centro de Diagnóstico de Retina e Vítreo do Hospital Santa Luzia reúne equipamentos de última geração, o que facilita o diagnóstico precoce. Um dos destaques na área da tecnologia é o OCT-Angiography da Heidelberg, o único aparelho desta marca no Norte e Nordeste, que oferece alta definição para diagnostico precoce de doenças da retina.
“Com este equipamento é possível detectar precocemente doenças que podem levar até à cegueira. Esse exame consegue fazer uma avaliação precisa da anatomia e vascularização da mácula (área central da retina), sem a necessidade de contraste” destaca a oftalmologista Fabiana da Fonte, também integrante do Centro.
O mês de abril foi escolhido para a campanha por ser comemorado, no dia oito, o Dia Nacional do Braille. A data é em homenagem ao nascimento de José Álvares de Azevedo (08 de abril de 1834), o professor responsável por trazer, em 1850, o alfabeto Braille ao Brasil. A cor marrom foi a escolhida para a campanha por ser a cor de íris mais comum nos olhos dos brasileiros.
Além de oferecer um tratamento humanizado, o Hospital de Olhos Santa Luzia aceita uma ampla rede de convênios. Veja outras informações e a formação acadêmica completa dos oftalmologistas responsáveis pelo Centro de Diagnóstico de Retina e Vítreo no site: www.hospitalsantaluzia.com.br.