Nova técnica de implante de silicone permite retorno às atividades em até 24 horas após cirurgia

A cirurgia de próteses mamárias é um dos procedimentos mais realizados no mundo. Porém, devido ao longo período de recuperação, ela acaba sendo adiada por não se encaixar na rotina de atividades. Mas, para quem deseja um resultado mais rápido, o segmento traz uma técnica que tem se popularizado no Brasil, e que apresenta um processo recuperativo menor: a “Fast Track Recovery”, criada pelo norte-americano Dr. John Tebbetts. O pós-cirúrgico pede um repouso de apenas 24 horas. O Dr. Alfredo Lima, especialista pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), explica os benefícios da prótese.

No dia após a operação, o paciente já pode realizar atividades leves, como dirigir e levantar até 15 quilos. “A técnica se baseia em 14 pontos de segurança para quem coloca a prótese. Isso envolve procedimentos que diminuem os riscos de sangramentos, infecções, e principalmente, para a recuperação mais rápida e a estabilização do implante. A prótese é coberta pelo músculo, e esse processo chamamos de ‘Dual Plane’. Além disso, realizamos a fixação do sulco mamário interno, onde o chamamos de ‘sutiã interno’, que não permite que a mama caia precocemente”, explica o especialista.

A cirurgia leva menos de uma hora, e a paciente pode retornar para casa no mesmo dia. “Além do retorno das atividades, incluindo o levantamento dos braços, a técnica traz como resultado um aspecto mais natural e harmônico, proporcionando ainda mais durabilidade e sustentação aos seios”.

A estudante de medicina Larissa Araújo realizou o procedimento com o Dr. Alfredo Lima e ficou surpresa com a rápida recuperação. “Meu pós-operatório foi bem tranquilo, até mais do que eu imaginava. Com as orientações do Dr. Alfredo, eu já levantava logo nos primeiros dias os meus membros superiores, para evitar a contração da musculatura e o surgimento de dores. No segundo dia, eu já consegui tomar banho e levantar os braços sem sentir nenhuma dor”, relata.

Já para a médica Tayná Fernandes, o procedimento foi bem mais simples do que ela imaginava. “A minha cirurgia quebrou paradigmas meus e da minha família sobre esse tipo de procedimento. A gente tinha em mente que seriam vários dias sem me movimentar, mas com a técnica eu já saí com os movimentos, além de incômodos e dores mínimas. Eu logo consegui realizar tarefas básicas, coisas que em outras cirurgias as pessoas não conseguem. Eu não tenho nenhuma queixa sobre a minha recuperação, eu nem sentia que tinha feito algo. Minha cicatriz é praticamente imperceptível’, comenta.

Sobre a ITA Saúde

Com o intuito de promover atendimento de alto padrão em cirurgia plástica, medicina reprodutiva e um serviço multidisciplinar na área médica, foi idealizada a ITA Saúde. O empreendimento tem a direção dos drs. Alfredo e Ticiana Lima, e fica localizado no Riomar Trade Center, no bairro Papicu. Com estrutura moderna, a clínica conta ainda com especialidades como fisioterapia dermatofuncional, endocrinologia, dermatologia, cardiologia, psiquiatria, cirurgia e endoscopia ginecológica, nutricionista, acupuntura e psicologia, reunindo profissionais renomados em cada segmento. Informações sobre agendamentos e mais detalhes podem ser conferidos no site: https://itasaude.com.br/