Nutricionista dá dicas de alimentos que reforçam a imunidade e auxiliam no combate a infecções respiratórias

Durante o período de isolamento social, além das recomendações de higiene para prevenir o contágio do novo coronavírus, é importante estar atento também aos cuidados com a alimentação. Para isso, a nutricionista e professora do Centro Universitário UniFanor, Paula Salmito, separou três dicas de alimentação, destacando os melhores alimentos que reforçam a imunidade contra infecções respiratórias, dentre elas a Covid-19.

Dica 1: Hidratação – É necessário consumir de 2 L a 2,5 L de água por dia, pois a desidratação altera a fluidez do sangue e, consequentemente, a velocidade com que as substancia circulam, dentre elas, as células do sistema imunológico. Neste caso, a água de coco também é uma excelente opção para se manter hidratado. Para pacientes diabéticos a água de coco não é recomendada, já que possui uma concentração elevada de glicose.

Dica 2: Alimentos que aumentam e potencializam a ação das células do sistema de defesa – Entre os alimentos com vitamina A, se destacam os vegetais verdes escuros como a couve e o brócolis. Além deles, os alimentos alaranjados também são recomendados: cenoura e abobora, por exemplo. Já entre os alimentos ricos em vitamina C, duas frutas regionais são indicadas, o caju e a acerola.  

Dica 3: Consumo adequado de boas fontes proteicas – O consumo de ovos e carnes em geral, principalmente as carnes brancas, são bastante recomendadas durante esse período para aumentar a imunidade. Peito de frango e peixe são as principais dicas de carnes brancas. Caso a pedida do dia seja a carne vermelha, a recomendação é limitar o consumo a duas vezes por semana.

Além das três dicas sobre alimentação, a nutricionista também reforça que nesse momento não é recomendado realizar dietas muito restritivas. “Isso limita a sua ingestão de nutrientes e, consequentemente, a produção de células do sistema de defesa”.