TV News

O impacto psicológico do diagnóstico do câncer de próstata

Ninguém no mundo está livre de ser abalado por uma doença, seja ela física ou mental. A população masculina precisa se conscientizar da necessidade de cuidar do corpo e da mente 

Que a campanha do Novembro Azul visa alertar a população para a saúde do homem, praticamente todos sabem. No entanto, essa saúde não está ligada somente ao combate ao câncer de próstata, como mais se menciona neste período. O apelo está ligado, inclusive, ao cuidado com a mente, e  ao desvencilhamento do preconceito.

O câncer de próstata, quando descoberto em seus primeiros estágios, tem 90% de chance de cura. Entretanto, se diagnosticado de maneira tardia, isso diminui exponencialmente. Apesar de ser o tipo de câncer mais comum entre os homens, é também o mais complicado de ser discutido, por se deparar com preconceitos de gênero, crenças, valores e a definição equivocada sobre o que é ser homem. 

Esse cenário contribui para a alta de diagnósticos de câncer de próstata em estadiamento avançado. O paciente com câncer de próstata tem a sua vida modificada em aspectos físicos, psíquicos e sociais. Por afetar especificamente uma área responsável pelas funções sexuais do homem, é comum que o paciente se sinta estigmatizado, por achar que não será mais o mesmo de antes. 

Para o enfrentamento das mudanças é necessário uma rede de apoio: família, amigos e acompanhamento psicológico. “O diagnóstico do câncer de próstata afeta não só o paciente, esposas e filhos também são impactados psicologicamente, pois ainda é muito forte no imaginário popular relacionar câncer a morte. Nesse caso, é recomendado que toda a família procure atendimento psicológico, seja ele individual ou em grupo. A segunda opção se apresenta muito importante uma vez que os envolvidos compartilharão sua vivência, medos e inseguranças com outras pessoas que estão passando pela mesma situação”, explica a psicanalista e presidente do Instituto Revoar, Elaine de Tomy.

Mais informações:

Inspira! Comunicação e Marketing

Jornalistas:

Mônika Vieira | (85) 9.8779 2007 | contato@inspiracomunicacao.com.br 

Mari Nascimento | (85) 9.9986 9580 | atendimento02@inspiracomunicacao.com.br