Obra aborda o processo de trabalho do agente comunitário de saúde em municípios cearenses
Créditos da foto: Editora Dialética
O livro “O Processo de Trabalho do Agente Comunitário de Saúde em dois municípios do Estado do Ceará: um estudo qualitativo”, de autoria de Natalia Mindêllo Ramalho Leite, será lançado em meados de março deste ano.
A obra é resultado do seu trabalho de conclusão do Mestrado Profissional em Saúde da Família, da Rede Nordeste de Formação em Saúde da Família (MPSF/RENASF), nucleadora FIOCRUZ-CE, orientado pelas professoras Dra. Ivana Cristina de Holanda Cunha Barreto e Dra. Vanira Matos Pessoa, que assinam como coautoras.
Atualmente, tanto o livro físico como o e-book já estão disponíveis no site da Editora Dialética e em diversos marketplaces, como Google Play Livros, Amazon, Magazine Luiza, Estante virtual e Americanas.
A obra contempla o fato de o Agente Comunitário de Saúde (ACS) vir confirmando sua forte representação nas ações de promoção, prevenção, proteção e vigilância à saúde oferecidas à população, sobretudo àquelas em situação de vulnerabilidade social, por meio da articulação de políticas sociais e de saúde, o que caracteriza um processo de trabalho complexo e abrangente.
“Com o objetivo de analisá-lo, à luz dos atores implicados na Estratégia Saúde da Família (ESF) de dois cenários diversos do Estado do Ceará, a Teoria do Processo de Trabalho em Saúde, formulada por Ricardo Bruno Mendes Gonçalves, em 1988, foi utilizada como marco de referência”, contou a autora.