ONG entrega presentes a filhos de mães adolescentes para celebrar o mês das Crianças

A iniciativa acontece dia 16 de outubro e irá beneficiar moradores dos bairros Vicente Pinzon, Cais do Porto e Caça e Pesca, em Fortaleza

Segundo dados recentes do Fundo de População das Nações Unidas (Unfpa), o índice de gravidez na adolescência no Brasil está acima da média mundial. Em 2020 foi constatado que a cada mil brasileiras entre 15 e 19 anos, 53 tornam-se mães. No mundo, são 41. Sensíveis a esse tema, a Organização Social O Pequeno Nazareno (OPN) em parceria com a Lubnor, realizará no dia 16 deste mês de outubro, uma ação de entrega de brinquedos para crianças, filhos de mães adolescentes e gestantes adolescentes, que se encontram em situação de vulnerabilidade social, moradoras dos bairros Vicente Pinzon, Cais do Porto e Caça e Pesca, em Fortaleza.

A ação que vai beneficiar 124 crianças, será realizada por meio do Projeto Abrace, organizado pela OPN e que conta com o apoio dos funcionários da Lubnor. O Pequeno Nazareno reuniu o montante de R$ 3.732,89 doados, que será utilizado para a compra dos brinquedos.

No dia 16, a equipe do Projeto Abrace realizará a entrega dos presentes em domicílio, como forma de cuidado e prevenção contra a Covid-19, a partir das 9h, evitando aglomeração. Para quem quiser contribuir com as doações, a OPN pede que entrem em contato pelo telefone (85) 3212-5727, informando que deseja realizar uma doação referente ao Dia das Crianças.

Para Manoel Torquato, um dos organizadores da ação, esse momento será de extrema importância para trazer um pouco de conforto e alegria para essas crianças e mães que, mesmo tão jovens, já enfrentam dificuldades.

“Brincar é um direito fundamental de toda criança. O Pequeno Nazareno abraça a missão de assegurar esse direito em um território marcado pela vulnerabilidade social e pela ausência de Políticas Públicas,” afirma.

Sobre O Projeto ABRACE

O projeto ABRACE é uma realização da Associação Beneficente O Pequeno Nazareno (OPN) com patrocínio da Petrobras, que tem por objetivo a promoção, proteção e defesa de crianças e adolescentes em situação de rua, vítimas do trabalho infantil e da exploração sexual, nas comunidades da Praia do Futuro, Vicente Pinzon, Cais do Porto e Mucuripe, na cidade de Fortaleza (CE), que, embora estejam situadas entre as principais zonas turísticas e econômicas da cidade, são locais de extrema pobreza, resultado da histórica desigualdade social que se estabeleceu na capital.

Sobre a Instituição O Pequeno Nazareno

 O Pequeno Nazareno foi fundada em 1993, em Fortaleza, pelo alemão Bernd Josef Rosemeyer, mais conhecido como Bernardo. Em 1995 foi adquirido o sítio em Maranguape, onde funciona um acolhimento para crianças e adolescentes em situação de rua. Em 2003, Bernardo voltou a Recife para abrir a primeira filial da organização, com um local de apoio na Rua da Aurora, bairro da Boa Vista, e um acolhimento em Vila Velha, Itamaracá. Em 2013, abriu mais uma filial em Manaus/AM.

Em 2005 a organização lançou a campanha nacional “Criança Não é de Rua”, para reivindicar uma política nacional para jovens em situação de vulnerabilidade social. Depois desse momento, a campanha passou a contar com a participação de 600 entidades parceiras, distribuídas em todos os estados brasileiros. Em 2010, a ação se tornou uma rede nacional permanente de organizações que lutam pelos direitos de crianças e adolescentes em situação de rua, coordenada por representantes de 10 organizações das cinco regiões do país.

Atualmente, O Pequeno Nazareno possui uma plataforma multidisciplinar de atendimento nas áreas de Educação (Educação Social de Rua, Educação Profissionalizante), Assistência Social (Acolhimento Institucional e Apoio Psicossocial às Famílias) e Direitos Humanos (Sensibilização e mobilização social), responsável por atender mais de 1.000 crianças, adolescentes em situação de rua e suas famílias, por ano, articulando mais de 1.300 defensores em sua rede de relacionamentos, com mais de 200 mil pessoas sensibilizadas por suas ações, das quais 25 mil estão mobilizadas permanentemente pelo projeto.

Serviço

Dia das Crianças O Pequeno Nazareno

Data: 16 de outubro

Horário: A partir das 9h

Endereço do projeto: Rua Professor Álvaro Costa, 1080, Vicente Pinzon (Prédio do GAMAC).

Mais informações:Manoel Torquato, coordenador do projeto ABRACE – (85) 98828.2288.