Organização e planejamento possibilitam sonho da cozinha planejada; confira principais dicas

A cozinha planejada é o sonho de consumo de muitas pessoas. Seja para aqueles que gostam de cozinhar para a família, amigos, por hobbie ou para os que têm a gastronomia como profissão e que são empreendedores dentro do seu lar, o ambiente personalizado é feito sob medida para atender as demandas, faz toda a diferença no momento da produção.

Trazendo dicas para essa temática tão importante, o novo episódio da websérie FloraLab recebe a designer de interiores e empresária do ramo moveleiro, Elaine Graça.


Ao planejar um ambiente estruturado alguns pontos devem ser observados, como a facilidade ao acesso dos itens mais utilizados no dia a dia com os eletrodomésticos, a escolha do material de MDF no acabamento próprio para a cozinha facilitando no processo da limpeza e trazendo um melhor visual para o espaço, além de detalhes funcionais como os puxadores em barra, que possuem alta durabilidade e maior proteção nos móveis.


Para a arquiteta e especificadora da Floraplac, Stefanny Costa, o acessório organizador é outra tendência que não pode ficar de fora da cozinha planejada. Sobre esse item, a designer de interiores Elaine destaca os organizadores de talheres, fruteiras e os aramados porta latas, “Os aramados são sem dúvidas os queridinhos do momento, essas peças que ficam ao lado do fogão com produtos como azeite, óleo e alguns temperos facilita o dia a dia de quem cozinha. O mesmo se encaixa para os talheres, quanto mais ao alcance do cozinheiro, melhor”.

Ainda segundo a profissional, o passo inicial para uma cozinha planejada ser um sucesso é o projeto. “É no momento do projeto, junto ao profissional da área, em que se pensa no coletivo e em todos os demais ambientes da casa. Durante esse processo, fatores como a disposição dos equipamentos e ocupação da área são observados. É a partir desse início que se torna possível criar um ambiente funcional, prático e moderno, além de direcionar o tipo de ambiente que será criado”, finaliza.


Outras dicas como combinações de MDF, limpeza, aproveitamento das sobras e móveis funcionais estão disponíveis na série no Youtube da Floraplac, no link.