Outubro Rosa: o combate ao câncer de mama nos pets
Em cadelas com propensão ao desenvolvimento de neoplasias, a probabilidade da ocorrência do câncer de mama fica entre 45% e 50%
O Outubro Rosa é o mês da conscientização e o combate ao câncer de mama, principalmente nas mulheres. Mas tem uma galerinha que também precisa de cuidado e apoio nessa campanha, os pets. Em geral, a enfermidade ataca mais as gatas e as cadelas, com o índice de casos podendo chegar a 50%, em determinadas situações.
Segundo o médico veterinário Andrigo Barboza de Nardi, em cadelas com propensão ao desenvolvimento de neoplasias, de todos os tumores possíveis, a probabilidade da ocorrência do câncer de mama fica entre 45% e 50%. Já em gatas, esse número fica entre 20% a 30%. Dados que preocupam a área veterinária.
Cuidados e prevenção
Com tudo isso, é preciso tomar cuidados específicos para evitar que o pet seja acometido com o câncer. Para a médica veterinária do Mundo Pet, Dra. Carla Aragão, existe uma forma eficaz de prevenir a doença nos animais, a castração.
“Quanto mais cedo a castração, isto é, logo após o primeiro cio, menor o risco das cadelas e gatas terem câncer de mama. Outra coisa muito importante é, nunca, e em tempo algum, aplicar anticoncepcional nas cadelas e gatos, porque aumenta mais de 70% as chances de desenvolverem câncer de mama”, alertou a Dra.
E a forma de identificar se o pet está ou não com câncer ou suspeita, é fazer o exame através da palpação na cadeia mamária. Aparência de vermelhidão, odor desagradável e aparição de caroço, são sinais de alguma anomalia. Leve-o ao veterinário para um diagnóstico mais aprofundado.
Sobre a Mundo Pet
Atuando nos estados do Ceará, Bahia, Pernambuco e Paraíba, a Mundo Pet hoje conta com dez lojas espalhadas pelo nordeste brasileiro oferecendo serviços como Estética e Clínica Veterinária, além de produtos como alimentos, petiscos, medicamentos, acessórios, brinquedos ou casinhas/aquários/viveiros.