Palco Aberto celebra o Mês do Nordestino com espetáculo da Academia Aralume na Estação das Artes
A parceria entre Casa de Vovó Dedé e Estação das Artes continua presenteando os fortalezenses com os shows dos projetos
Palco Aberto e Brasil Encanto
Dando continuidade às atividades culturais do Plano Bianual da Casa de Vovó Dedé, no dia 17 de outubro, às 20h horas, o projeto Palco Aberto, numa parceria com a Estação das Artes, apresenta ao público o espetáculo Alma de Terreiro, do grupo Academia Aralume.
Integrada ao Núcleo de Música Popular da Casa de Vovó Dedé, a Academia Aralume tem como principal objetivo valorizar e difundir a música nordestina, destacando a riqueza e a diversidade das expressões culturais que compõem a identidade do Nordeste. O grupo é composto por estudantes da Casa de Vovó Dedé, com direção musical do compositor e arranjador cearense Ferreira Junior e curadoria de Ewelter Rocha. Assim, a Academia Aralume é, ao mesmo tempo, um espaço de formação e de performance que tem o propósito de compartilhar, transmitir e celebrar a diversidade da música nordestina.
Inspirado em ritmos, danças e cantos tradicionais como baião, maracatu, cavalo marinho e coco, o espetáculo Alma de Terreiro une diferentes gerações de artistas, exaltando os mestres da tradição popular. Em celebração ao Dia do Nordestino, comemorado em 8 de outubro, o evento reforça a importância de preservar e compartilhar essa herança cultural única, reafirmando o papel vital dessas manifestações artísticas na formação da identidade regional.
O repertório da apresentação na Estação das Artes promete emocionar o público com uma seleção musical diversificada, que destaca tanto a riqueza cultural brasileira quanto a habilidade dos intérpretes envolvidos. Entre os destaques, “Baianá”, dos Barbatuques, explora o poder da brasilidade em um coro com todas as vozes do grupo, enquanto Claudine Albuquerque traz força e tradição em “A Gira”, composição do Trio Ternura. A cantora Tahys Aguiar interpreta a envolvente “Me leva”, assinada por Renata Rosa, além de emprestar sua voz a “Senhora Santana”, uma homenagem às Lavadeiras de Almenara. Louise invoca as origens afro-brasileiras e emociona com “Canto para Oxum (Oro Mi Má)”, de autoria de Bantos Iguape, e ainda traz a sua autoral “Não Vou Deixar”. A interpretação de Dheyla Matias em “Meu Terreiro” e “Riqueza Vem da Roça”, ambas de Ferreira Junior, reforçam a conexão com as raízes da música nordestina. Por fim, Deivi Praxedes e Claudine Albuquerque apresentam as canções “Alaranjou”, de Rafael Barbosa, e “O Caçador e a Flecha”, de Caê, respectivamente, fechando o repertório com uma fusão de elementos contemporâneos e tradicionais.
No palco, ainda se destacam os músicos: Elina Sousa nos vocais e percussivos, Vinny Proietti na guitarra, Ozias Linhares no violão e Elli Martins no teclado encantam com as harmonias sofisticadas de Ferreira Jr, enquanto o talentoso Davison Miguel, na sanfona, traz um toque regional ao espetáculo. Na ala rítmica, Rodrigo Santos, Quio Petrus, Deivi e Francisco Michel contribuem com suas habilidades na percussão, criando uma base sólida e pulsante que enriquece toda a apresentação.
O Plano Bianual de Atividades 2024/2025 da Casa de Vovó Dedé é realizado graças à Lei de Incentivo à Cultura (8.313/91 – Rouanet), por meio do Programa Nacional de Apoio à Cultura, do Ministério da Cultura. Com o patrocínio das empresas Nubank (patrocinador master), Unipac, Asfalto Nordeste, Cegás, Cosampa, Gerdau, Grupo Cortez, Tubo Técnico, AVCO Chemicals e Martextil, o plano bianual reflete o compromisso com o desenvolvimento cultural e a valorização dos talentos locais. A iniciativa também conta com o apoio da BG Soluções Sociais e Fix Turismo.
Com essa parceria, a Casa de Vovó Dedé e a Estação das Artes reforçam seu compromisso com a promoção cultural e a democratização do acesso à arte, oferecendo ao público experiências musicais enriquecedoras e acessíveis.
Serviço
O quê: Academia Aralume (Palco Aberto).
Quando: 17 de outubro de 2024.
Horário: Das 20hs às 21h30.
Local: Estação das Artes. R. Dr. João Moreira, 540 – Centro, Fortaleza