Patrícia Marxs: pré-candidata a deputada federal se destaca com pauta do planejamento familiar
Advogada, ativista pela Saúde da Mulher e mestranda em Direito. Assim é a cearense Patrícia Marxs, pré-candidata a deputada federal pelo União Brasil. Pleiteando uma cadeira na Câmara, a jurista tem como bandeira o planejamento familiar.
Na prática, o planejamento consiste em um conjunto de ações que busca orientar mulheres e homens quanto a métodos contraceptivos, prevenção de gravidez não desejada, bem como a escolha de ter filhos ou não.
“O planejamento é uma forma de a mulher ou o casal escolher as melhores opções para que seus planos se realizem da forma como desejam, sem ou com filhos”, argumenta a advogada.
Segundo ela, mais do que apenas aspectos de gravidez ou contraceptivos, há o chamado peso financeiro. “Com essa prática, a família pode se programar, oferecer todo o suporte para a futura criança. Esta será muito bem acolhida e terá qualidade de vida”, complementa Patrícia Marxs.
“Implantar e/ou melhorar os programas de planejamento familiar, bem como torná-los acessíveis às mais vulneráveis, pode fazer uma grande diferença na vida de milhares de mulheres. Em linha, reduziria os casos de abandono de menores”, pontua.
Quem é Patrícia Marxs
Patrícia Marxs é advogada, ativista pela Saúde da Mulher, pós-graduada em Gestão Pública e Direito Tributário e mestranda em Direito pelo Centro Universitário Christus. Realiza trabalhos pelo acesso ao planejamento familiar.
Após o período de quase 6 anos trabalhando na gestão pública, percebeu a carência de políticas eficientes para a saúde das mulheres, assim como a inexistência de representatividade a respeito do tema.
Iniciou seu mestrado no intuito de pesquisar a fundo planejamento familiar no Brasil. Atualmente participa do Instituto Vamos Juntas, organização suprapartidária de alcance nacional que luta pela igualdade de gênero na política, impulsionando candidaturas femininas e mobilizando a sociedade civil para aumentar a presença de mulheres em espaços de poder.