Praia limpa: Projeto busca conscientizar população de Fortaleza sobre limpeza das praias

Com intuito de despertar a consciência ambiental na população de Fortaleza, o projeto Praia Limpa – que já existe há 5 anos – tem a iniciativa de retirar resíduos sólidos do litoral da capital, ao mesmo tempo em que reforça a importância de manter praias e mares limpos. 

Organizado por Marcel Girão, o projeto que atende hoje todas as praias de Fortaleza já recolheu toneladas de lixo. ‘’ O Praia Limpa teve a iniciativa porque eu era triatleta e nadava no mar. Certo dia, a praia na entrada do mar estava tão suja que eu não consegui entrar e chateado com a situação peguei alguns sacos com o vendedor de coco e fui limpar toda a praia e postei na internet. As pessoas adoraram e começou um projeto de conscientização”, ressalta Girão.

Um dos principais impactos que os participantes do projeto destaca é a conscientização que vem tocando as pessoas e acabam se tornando voluntários, ou seja, é um projeto que gera adesão das pessoas e realmente conscientiza.

Toda semana, os voluntários se organizam pelo grupo do Whatsapp e perfil do Instagram, e em diálogo com a população escolham o local da próxima ação. Algumas ações são realizadas também em praças, tendo o nome de Praça Limpa, uma derivação do projeto inicial.

Quem quiser participar pode entrar em contato por meio das páginas do Instagram:  @marcelgirao e @fortalezaconsciente ou pelo número (85) 997060080