Praticar exercício físico ajuda a dormir melhor; confira dicas para aliar os dois processos

Um estudo recente da Universidade da Califórnia comprovou que, enquanto uma noite inteira de sono estabiliza as emoções, uma noite sem dormir pode provocar um aumento de até 30% nos níveis de ansiedade. Porém, o que poucos sabem é que os exercícios físicos podem funcionar como um remédio extremamente eficiente e saudável contra a insônia, de acordo com o professor da AYO Fitness Club, Júlio César.

O professor reforça que a iniciativa de frequentar academias, praticar esportes ou mesmo fazer simples caminhadas ajudam a regular o metabolismo e o funcionamento do organismo como um todo. “Os exercício são de extrema importância porque, ao praticá-los, o corpo libera endorfina, neurotransmissor que dá sensação de bem-estar. Por isso, a substância também contribui para um boa noite de sono. Além disso, a prática constante de atividades físicas traz benefícios ao sistema respiratório e evita roncos”, ressalta.

De acordo com Júlio César é importante que o aluno faça uma atividade que goste e se sinta bem. Quem ainda não encontrou alguma atividade que se identifica, pode procurar algumas que contribuem mais ainda para o bom funcionamento do sono. “Estudos mostram que a prática regular de atividades aeróbicas melhora a qualidade do sono e reduz os níveis de estresse. Outras atividades que já são clássicas e bem conhecida por auxiliar no combate à insônia como o pilates e a yoga, pois proporcionam relaxamento e geram maior sintonia entre corpo e mente”, ressalta.