Procedimentos estéticos ganham força no Brasil
De acordo com os especialistas, a avaliação estética é essencial para o sucesso dos procedimentos estéticos.
No Brasil, a busca pelos procedimentos estéticos tem aumentado de forma significativa nos últimos anos. De acordo com o relatório da Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética (ISAPS), foram realizados em 2020, 1.306.902 procedimentos de cirurgia plástica estética. Com esse levantamento, o país está em segundo lugar no ranking global da entidade, atrás apenas dos Estados Unidos. Se a busca por esses procedimentos já vinha crescendo, com a pandemia isso só aumentou. A categoria que está relacionada a estética de beleza e saúde, foi uma das áreas com menor queda de empregabilidade durante a pandemia, tendo um aumento crescente na oferta de vagas de trabalho, sendo 70% apenas no segundo semestre de 2021, de acordo com a plataforma Catho.
A importância da avaliação estética
Seja um peeling ou uma lipoaspiração, os procedimentos estéticos tem ganhado enorme popularidade entre jovens e adultos, independente do poder aquisitivo. Mas o que muitos se perguntam é o que fazer antes desses procedimentos para garantir o sucesso no resultado. Sobre o que é essa avaliação estética, a Estetacosmetóloga, Eliane Gonçalves, enfatizou: “É uma das primeiras etapas dentro da consulta estética. É nesse momento que tomamos conhecimento, de maneira detalhada, de toda a queixa do paciente e como podemos ajudá-lo”. Essa avaliação é o momento ideal para o profissional entender quais são as necessidades do paciente, e dessa forma ter um maior cuidado e segurança diante de cada procedimento. Além de entender a importância da avaliação estética, é essencial compreender algumas de suas etapas. “Durante a avaliação é realizada a anamnese, os exames físicos e os registros fotográficos. Esse momento nos oferece a possibilidade de traçar um plano de tratamento personalizado e indicado exclusivamente a esse paciente, além das indicações cosméticas e nutricosméticas de uso home care”, comenta a especialista.
Sobre a Estetacosmetóloga, Eliane Gonçalves.
Eliane Gonçalves é CEO da Clínica Pele Vitta, Estetacosmetóloga pela Unifor e especialista em Saúde e Estética Avançada. Além de publicitária e especialista em Marketing. Professora de cursos livres e terapeuta capilar. Possui formação em reabilitação do sistema linfático – MÉTODO GODOY, formação em Dermato funcional e capacitação em Oncologia: Uma Abordagem Estética pelo INSTITUTO PAULA FRANÇA, além de habilitação em Estética Paliativa.