Projeto da Unimed Fortaleza oferece atividades para pacientes internados com Covid-19 e idosos
Atenta a prestar um cuidado humanizado aos pacientes e buscando inovar constantemente nesse jeito de cuidar, a equipe de psicologia hospitalar da Unimed Fortaleza implantou, em 2020, o ‘Passatempo do Cuidado’. Um projeto com atividades de ‘passatempo’ que surgiu com o objetivo de diminuir as reações emocionais decorrentes do isolamento social e que já soma 3.577 pacientes contemplados, no período de março/2020 a junho/2021.
A idealização do projeto surgiu por meio de uma prática já realizada para pacientes idosos, em que a equipe de psicologia hospitalar proporciona atividades de passatempo com esses pacientes. “Com a chegada da pandemia e em discussão com uma terapeuta ocupacional, percebemos a necessidade de ampliar e adaptar o projeto para mais pacientes. Ele é composto por várias atividades, com folhas de papel onde o paciente pode escrever e expressar questões do seu sofrimento emocional. Com o passar do tempo, percebemos que essas ações trouxeram mais alívio para os medos e angústias dos internados”, conta a coordenadora de Psicologia do Hospital Unimed Fortaleza, Roberta Maia.
Sobre o Passatempo do Cuidado
Trata-se de um kit montado com todo o cuidado pela equipe de psicologia Hospitalar da Unimed Fortaleza, com caderno, lápis de escrever, lápis de cor, apontador e borracha. O caderno é composto por desenhos para colorir, caça-palavras, cruzadinhas, sudoku,
charadas, além de incentivar a escrita, com espaços para a expressão de sentimentos vividos no momento solitário de internação, uma vez que os pacientes precisam ficar distantes de familiares e amigos.
Depoimento de paciente
A paciente Ana Cláudia Domingos foi uma das pacientes que viu no projeto uma forma de acalento para os dias mais difíceis de internação, encontrando ações que já faziam parte da sua rotina. “São atividades que já gosto de fazer no meu dia a dia, como o caça-palavras e as cruzadinhas. Gostei muito desse projeto, pois também é uma forma de não ficar somente no celular. É uma atividade que distrai a nossa mente”.