Projeto “Humorsicando” leva shows de comédia gratuitos para quatro unidades da Rede Cuca, em Fortaleza, a partir desta sexta-feira, 23
Democratizando o riso | Protagonizada pelo experiente ator e humorista Gil Soares, o “Caboré”, a primeira apresentação desta edição ocorrerá às 15h, no Cuca Mondubim
Conhecido internacionalmente pelo bom humor no trato interpessoal, qualidade empregada em diferentes situações, das mais corriqueiras às inusitadas, o fortalezense terá quatro oportunidades para renovar, de maneira gratuita, seu acervo de piadas e causos para rir e fazer rir. Por meio do projeto “Humorsicando”, o comediante Gil Soares, intérprete do conhecido personagem “Caboré”, fará apresentações abertas ao público em quatro unidades da Rede Cuca, na Capital, ao longo dos meses de agosto e setembro.
Estão no circuito de apresentações os Cucas do Pici, Jangurussu, Mondubim e da Barra do Ceará. Essa última é uma contrapartida social do projeto, aprovado na Chamada Pública para o Edital para as Artes, por meio da Lei Paulo Gustavo, de 2023, na linguagem humor e categoria circulação, realizado pela Secretaria Municipal da Cultura de Fortaleza – Secultfor.
O critério de escolha dos espaços inclui os percentuais de Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) dos bairros alcançados, e tem como objetivo beneficiar pessoas com pessoas em situação de vulnerabilidade, que não possuem condições financeiras para apreciar produções artísticas como o espetáculo em questão.
“É exatamente para esse público que pretendemos apresentar um show bem produzido, interativo e com o mesmo padrão que mantemos nos teatros, casas de shows e em eventos privados. Um espetáculo totalmente democrático e inclusivo, que prevê a contratação dos músicos das comunidades das regiões que percorreremos, além da audiodescrição e tradução do conteúdo para libras, com a contratação de intérpretes de língua de sinais. Serão shows verdadeiramente para todos”, destaca Gil.
Inquieto e antenado às tendências do mercado humorístico, o comediante promete apresentar uma versão aprimorada, atualizada e adequada do projeto aos espaços escolhidos para a temporada, se valendo de sua maturidade e versatilidade artística. No estilo “stand up comedy”, Gil atuará de “cara limpa” em um espetáculo que reúne músicas autorais e versões, além de performances regadas a termos e expressões populares, esbanjando a “molecagem cearense” em diferentes nuances, democratizando a comédia e o entretenimento.
SAIBA MAIS
– Calendário
23 de agosto: Cuca Mondubim, às 15 horas
29 de agosto: Cuca Jangurussu, às 18 horas
10 de setembro: Cuca Pici, às 18 horas
13 de setembro: Cuca da Barra do Ceará, às 15 horas
– Perfil
Gil Soares é ator, comediante, humorista, produtor e jornalista. Com mais de 20 anos dedicados ao humor, acumula experiências no teatro e audiovisual, incluindo televisão, cinema, campanhas publicitárias e participações em programas nacionais, como o Show do Tom, O Melhor do Brasil, Sílvio Santos, Tudo é Possível, Programa da Sabrina e Domingo Legal.
Atuou por sete anos na TV Jangadeiro, afiliada do SBT no Ceará, com o quadro Os Malas, em parceria com Bené Barbosa, o Papudim. Também participou do programa humorístico Botando Boneco e do quadro As Peripécias do Caboré, no qual dirigia, produzia, atuava e elaborava os textos e roteiro.
Em julho de 2014, Gil foi selecionado para participar da programação da FIFA Fan Fest, em Fortaleza, durante a Copa do Mundo FIFA. No mesmo ano, foi homenageado no programa Destaque VM – Histórias da Vida Real, da TV Verdes Mares, afiliada da Rede Globo no Ceará.
Na mesma emissora, atuou no Especial “Humor no Ceará”, que reuniu grandes nomes do humor cearense, se apresentando para 2.400 pessoas, em três sessões no Teatro José de Alencar, com a comédia “Assando é que se queima”. Sucesso que se repetiu em 2015, na segunda edição do projeto, que lotou o Teatro RioMar, em duas sessões.
– Ficha técnica
Texto | Roteiro | Direção | Atuação – Gil Soares
Produção – Caboré Produções
Produção Executiva – Carlos Araújo
Sonoplastia e Contrarregragem – Daniel Soares
Iluminação – Fábio Oliveira
Figurino: Mariana Carneiro
Fotografia: Barbosa Neto
Design gráfico – Jonny Santos
Assessoria de Imprensa – Carolina Lopes
– Músicos convidados:
Guitarra – RafáBaixo – Marcelo Freire
Teclado/Sanfona – Junior Canhoto
Bateria – Perícles Junior
Direção musical: Rafá