Projeto PALAVRAS no mês de maio traz muita poesia, cordel, música e contação de histórias

Projeto Palavras do mês de maio chega com atrações especiais e com a qualidade que virou referência quando o tema é incentivo à leitura. O quinto mês de ações com apoio da Secretaria de Cultura do Estado do Ceará (Secult) e a parceria cultural da Biblioteca Pública Estadual do Ceará – BECE conta com uma programação variada e brinda o público com a participação do compositor e cantor Eugênio Leandro, a autora Vanessa Passos, o ilustrador Daniel Dias e os artistas Cleomir Alencar e Sany Rios, do teatro de bonecos e contação de histórias, respectivamente.

Projeto Palavras, uma realização do escritor e produtor Almir Mota e da contadora de histórias e terapeuta Júlia Barros numa ação conjunta com a Biblioteca Pública Estadual do Ceará e o Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas do Ceará, o projeto Palavras conta com o apoio institucional da Secretaria da Cultura do Estado e a parceria e agradecimento da Enel, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura.

A programação gratuita e online continua pelo Instagram @palavras.projeto e @bece_bibliotecaestadualdoceara e pelo canal da Casa da Prosa no Youtube e da Biblioteca Estadual do Ceará – BECE.

Confira mais na programação abaixo*

No dia 07/05às 19h, a programação do PALAVRAS começa com um dos grandes músicos, cantores e compositores cearenses, Eugênio Leandro. Também escritor e produtor de arte, Eugênio viajará por sua obra infantil, de fábulas e contos, com muita música e criatividade no recital poético. Nascido em Fortaleza, mas criado em Limoeiro do Norte (Vale do Jaguaribe), Eugênio tem ativa participação no movimento cultural cearense desde 1978. Na música, é autor de cinco álbuns solos, um instrumental e diversas produções coletivas, em discos, shows, festivais e feiras literárias. Já na literatura, Eugênio é autor de cinco livros, entre infantis, contos e biografia. É autor, entre outros livros, de “A Noite dos Manequins” e seu mais recente álbum musical de 2016 é “Escrito nas Jangadas”.

Dia 12/5, às 17h, a pedagoga Sany Rios usará da literatura para promover entretenimento educativo às crianças durante a quarentena na internet, que se transformou num dos maiores sucessos com o trabalho de contação de histórias. Autores como Ana Maria Machado, Ruth Rocha, Sylvia Orthof, Elvira Drummond e produções autorais fazem parte do acervo da professora. Sany escreveu, em parceria com Míria Espíndola, a obra “Solzinho e a surpreendente missão do menino-árvore”. A pedagoga, que tem o hábito de ler para os pequenos Lucca e Clara desde quando estavam na barriga da mãe, viu a atividade ser interrompida com o isolamento social provocado pela pandemia do novo coronavírus. Para driblar a distância física, Sany resolveu gravar vídeos contando as histórias infantis e publicá-los em um canal no YouTube criado por ela.

Dia 15/05, também às 17h, o Projeto PALAVRAS traz as aventuras do teatro dos bonecos com o artista plástico, ator e bonequeiro Cleomir Alencar. Cenógrafo, pesquisador em artes, fotógrafo e também educador, Cleomir integra o Grupo Ânima, onde começou a desenvolver trabalhos, espetáculos e oficinas de diferentes técnicas em várias cidades do Ceará. Cleomir encantou-se com o Cassimiro Coco, realizando espetáculos inspirados no boneco popular e em outras manifestações e expressões da cultura popular tradicional, como “As aventuras de Chico Coquinho” e “Se cochilar o cachimbo cai e Mãe D’Água”.

Oficinas

Dia 20/05, 15h, é a vez da oficina “Contando História com Desenhos”, com Daniel Dias. Ilustrador e artista gráfico, seu trabalho tem como base a pesquisa de materiais e estilos, envolvendo estudo de técnicas tradicionais de pintura, desenho, fotografia e colorização digital. Daniel dedica a maior parte de sua produção ao público infantil.

No dia 25, às 19h, o projeto PALAVRAS realiza a oficina “Escrita Criativa” com Vanessa Passos. A cearense, escritora, professora de escrita criativa, consultora literária, produtora cultural e mediadora de leitura é doutoranda em Literaturapela Universidade Federal do Ceará (UFC) e teve textos vencedores em concursos literários e participação em antologias. Vanessa é autora dos livros “Manual de estilo e criação literária com a artesã Lygia Bojunga” (Letramento, 2018), “Fábrica de histórias” (Papellisa, 2019) e “A mulher mais amada do mundo” (Luazul, 2020). É fundadora do Pintura das Palavras, e por meio dele ministra o curso 321escreva. A página hoje já alcança mais de 12 mil pessoas nas redes sociais, aspirantes a escritores. É também idealizadora do Programa Formação de Escritores e do Concurso Literário Pintura das Palavras.

Encerrando a programação do mês de maio o projeto PALAVRAS recebe no dia 28/05 (15h) Madalena Gonçalves, doprojeto Fábulas e Contos de Fadas, mantido pela Secretaria de Trabalho e Ação Social (STAS) nos ABC´s. A contadora de histórias e pedagoga é admiradora da nossa cultura popular, das cirandas, cantigas de roda, brincadeiras, parlendas e acalento, é uma das responsáveis pelos projetos voltados para crianças e adolescentes da STAS, onde atores-mirins mostram sua experiência para educadores e coordenadores de creches, a fim de que estes possam incentivar as crianças através da contação de história de uma forma lúdica. Madalena Gonçalves é pedagoga e arte educadora, gosta de contar histórias, dizer poesias e parlendas.

*Programação

DataLocalAtraçãoHorário
07 de maioInstagram @palavras.projeto e Youtube da BECELIVE – Eugênio Leandro com recital poético19h
12 de maioInstagram @palavras.projeto e @bece_bibliotecaestadualdoceara / Youtube da BECE e da Casa da ProsaSany Rios com Contação de Histórias17h
15 de maio Youtube da BECE e da Casa da ProsaTeatro de bonecos com Cleomir Alencar17h
20 de maioInstagram @palavras.projeto e Youtube da BECE LIVE – Oficina Contando Histórias com Desenho com Daniel Dias15h
25 de maioInstagram @palavras.projeto e Youtube da BECELIVE – Oficina Escrita Criativa com Vanessa Passos19h
28 de maioYoutube da BECE e da Casa da ProsaContação de Histórias com Madalena Gonçalves 15h

O Projeto

O projeto PALAVRAS é uma realização do escritor e produtor Almir Mota e da contadora de histórias e terapeuta Júlia Barros, ambos realizadores do Baú de Leitura e narradores da Casa da Conto, com o apoio institucional da Secretaria da Cultura do Estado e apoio da Enel, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura. 

A partir de abril, o projeto conta com parceria da Biblioteca Estadual do Ceará e realiza uma programação que contempla recitais poéticos, contações de histórias, encontros com autores e ilustradores e lançamentos de livros. O projeto promove a democratização do livro e da literatura cearense com ênfase na formação de leitores e mobiliza alunos e professores da rede pública de ensino, além do público em geral.

Serviço:

Projeto PALAVRAS

Dias: Terças, quintas e sextas, sempre às 19h – GRATUITO

Programação infantil: quartas-feiras – 17h Gratuito.

Mais informações sobre a programação nos Instagram @palavras.projeto  e @bece_bibliotecaestadualdoceara

Coordenação Geral: Almir Mota

Curadoria: Júlia Barros

Produção executiva: Lara Leoncio

Identidade visual: FOCARTE

Assessoria de Imprensa

Joanice Sampaio – jornalista

joanicesampaio@gmail.com

(85) 98631.2139/99721 0234

Aécio Santiago – jornalista Mtb 01304

aeciofsantiago@gmail.com

(85) 9.9235.5990