TV News

Projeto social transforma a vida de pessoas através da música

Tocar algum instrumento ou cantar alguma canção, para eles, não é apenas mais uma diversão ou passatempo. O significado da música na vida dos mais de 120 alunos do Projeto Tocando a Vida, da Estação da Luz, é, muitas vezes, um refúgio de dramas pessoais e sociais, bem como uma ferramenta que permite acesso à cultura e ao lazer.

Nascido há 18 anos, a iniciativa reúne crianças, adolescentes e adultos, de 7 a 29 anos, oferecendo aulas de bateria, sopro, coral, violão, flauta e teoria musical. Além dos ensinamentos acadêmicos, o projeto também tem como objetivo estimular bons comportamentos sociais, promovendo atividades socioeducativas com os beneficiários e seus familiares. Para participar da iniciativa, os alunos precisam apresentar comprovante de pelo menos 75% de frequência escolar.

“Para nós, da Estação da Luz, é uma grande alegria poder fazer diferença na vida de tantas pessoas. Nossos projetos são pensados e postos em prática por pessoas competentes e que empenham muito carinho em cada atividade e no trato com nossos alunos, para que possamos justamente ser a diferença para eles, oferecendo acesso à cultura e ao lazer, sempre alinhado com o caminho da educação e formação humana”, explica Iara Ribeiro, Coordenadora de Responsabilidade Social da Estação da Luz.

Superação

Nascido em 21 de outubro de 2010, Carlos Davi é um dos 28 alunos com necessidades especiais que fazem parte do “Tocando a Vida”. Já nos seus primeiros anos de vida, ele teve que lidar com alguns percalços, como a impossibilidade de andar, falar e interagir com outras crianças. Ao iniciar a sua vida escolar, Davi sentiu ainda mais dificuldades, devido a sua notória condição reduzida.

Somente em 2022, Carlos Davi foi diagnosticado com Transtorno do Espectro Autista (TEA), com nível 2 de suporte com comprometimento cognitivo. Segundo sua mãe, Eurismar, além do apoio recebido pela escola na qual estudava, ela buscou inseri-lo também em terapias e projetos sociais que auxiliassem no desenvolvimento humano.

Nesse momento, Davi passou a ser um dos alunos da Estação da Luz, fazendo parte dos projetos Vida e Esporte, de futebol, e Tocando a Vida, de música. De acordo com Eurismar, houve uma grande melhora na coordenação motora e no humor desde a entrada nas atividades sociais.

“Ele melhorou muito com a ajuda dos projetos da Estação da Luz. Hoje, ele também faz parte do projeto de natação, fazendo com que ele possa competir pela Delegação Cearense de Natação. Com essa ajuda social, conseguimos romper barreiras com o Davi, como entrar em um cinema ou circo. Atualmente, ele já consegue participar de apresentações do Tocando a Vida em grandes espaços culturais”, explica

Carlos Davi fazia parte dos 28 alunos do “Tocando a Vida” que participaram da execução do Hino Nacional e do Estadual na final do Campeonato Cearense de 2024.

Sobre a Estação da Luz

A Associação Estação Luz é uma Organização da Sociedade Civil, sem fins lucrativos, que nasceu em 12 de fevereiro de 2004, sediada em Eusébio – CE, com atuação local e nacional, criada por um grupo de voluntários que assumiu a missão de desenvolver projetos sociais nos segmentos de Educação, Cultura, Esporte e Saúde.

A Instituição tem como objetivo principal oferecer oportunidade de desenvolvimento humano às crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos da comunidade do Eusébio e adjacências. As ações da Estação da Luz defendem os valores humanos e incentiva seus beneficiários a refletirem seu papel na transformação social por um mundo mais justo e solidário.

Atualmente, a Estação da Luz atende mais de 1300 beneficiários inscritos nos projetos sociais. A atuação desses projetos contribui para a melhoria da qualidade de vida não só dos atendidos, como também de seus familiares. Sua maior missão é promover a paz e a solidariedade como produto final de nossas ações.