Rede Cajueira amplia o banco de fontes
Lançada há menos de um mês, a Rede Cajueira, plataforma que traz uma série de ferramentas para fortalecer a diversidade regional no jornalismo, já ampliou em 20% o número de especialistas cadastrados no primeiro e maior banco de fontes do Nordeste. A ferramenta contava, no final de novembro, com 2 mil pesquisadores da região. Agora, o número foi ampliado para 2.400 nomes.
O banco de fontes foi construído com indicações de universidades públicas e Institutos Federais do Nordeste. O projeto é colaborativo. Ou seja, as pessoas podem indicar novos nomes para compor o banco, que continuará crescendo. A indicação, que será mediada pela Cajueira, pode ser feita por meio do link https://redecajueira.com.br/jornalistas-e-fontes/.
As áreas mais citadas no Banco de Fontes desde que a Rede Cajueira foi lançada foram Ciência e Meio Ambiente. Uma parceria entre a Cajueira e o OVA – Observatório da Vida Agreste, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), vai possibilitar uma expansão ainda maior do Banco de Fontes.
“Estamos muito felizes com o resultado. As pessoas estão entendendo a importância de fortalecermos o jornalismo independente do Nordeste, quebrar preconceitos e estereótipos, mostrando o trabalho qualificado que tantos jornalistas, veículos e pesquisadores desenvolvem na região. Nosso intuito é ampliar cada vez mais essa rede”, explica a cofundadora da Cajueira, Nayara Felizardo.
O banco tem como objetivo diversificar as vozes e repertórios nas reportagens e está disponível no site organizado por estado, tema e área de interesse.
A Rede Cajueira ainda agrega um banco de jornalistas, com contatos de profissionais da comunicação baseados no Nordeste e também é um agregador de notícias dos veículos de jornalismo independente da região. A curadoria da Cajueira já mapeou mais de 100 iniciativas de mídia independente no Nordeste.
A plataforma se soma ainda a vários produtos lançados ao longo deste período. A Cajueira começou com uma newsletter quinzenal, que faz a curadoria dos conteúdos produzidos por veículos de jornalismo independente dos estados do Nordeste e já tem mais de 5 mil assinantes. O segundo produto foi o Cajuzap, com notícias em áudio distribuídas de forma acessível pelo Whatsapp. Para navegar em todos os produtos, basta acessar: https://redecajueira.com.br/